CidadesIndaiatuba

Especialista da Fiec dá dicas de alimentos mais recomendados no verão

HUGO ANTONELI JUNIOR

No verão, com as temperaturas próximas aos 30ºC, alguns alimentos podem amenizar os efeitos do calor. Alguns itens inseridos na alimentação são essenciais para manter a temperatura corporal mais estável. Apesar da chuva que caiu nesta quarta-feira (6), Indaiatuba continua com as máximas próximas aos 30ºC.

A coordenadora dos cursos de nutrição e cozinha da Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (Fiec), Yara Barbosa, fala sobre este assunto. “Em relação aos alimentos em si, nós temos algumas dicas, os alimentos que são mais leves seriam os ideias, algumas saladas, folhas, alface, rúcula e outras mais, que tem uma quantidade de fibras interessante para consumir”, afirma.

“Também cenoura, brócolis, legumes neste sentido, que também dão uma refrescam mais. Outro tipos de alimentos indicados são os que tem grande quantidade de fibras como a linhaça, chia, farelo de aveia. As frutas são ideais também, principalmente as frutas cítricas, abacaxi, a laranja e o limão, elas tem uma grande quantidade de vitamina C”, informa. Ouça abaixo a entrevista com a especialista.

A especialista também afirma que deve-se evitar os alimentos mais gordurosos com altos índices de açúcar ou sal, pois fazem com que o corpo precise usar mais água para suprir e desgastam mais o organismo. “A melancia, que é rica em água, é outra indicação pode ajudar na hidratação do corpo nestes períodos.”

Para quem faz exercícios, a quantidade de água acaba sendo um pouco mais. “Tem que ter essa hidratação mais consistente. Se for atleta profissional precisa de isotônicos para ajudar a não perder muita água no organismo e a reposição de proteínas após os exercícios”, afirma.

foto: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia