
Com a chegada do calor, o sorvete se torna uma das sobremesas mais desejadas para se refrescar. Contudo, a ingestão desenfreada desse doce gelado pode trazer diversas consequências para a saúde, as quais vão além do simples aumento de peso. Isso ocorre porque muitas opções são ricas em açúcares e gorduras saturadas, oferecendo pouca contribuição em termos nutricionais.
O hábito frequente de consumo pode alterar os níveis de triglicerídeos no sangue, aumentando o risco de doenças cardíacas. Além disso, há a possibilidade do excesso de gorduras saturadas elevar os níveis de colesterol.
“O consumo abundante de sorvete pode causar vários efeitos negativos na saúde devido ao alto teor de açúcar, gorduras saturadas e aditivos. Os principais problemas incluem ganho de peso e obesidade; aumento do risco de diabetes tipo 2 por conta dos picos de glicose no sangue; desordens digestivas, inchaço e diarreia, por exemplo; e impactos negativos na saúde mental, como alterações de humor e aumento da ansiedade”, afirma Thaysa Amorim, professora do curso de Nutrição da UNINASSAU Boa Viagem.
Embora a ingestão exagerada possa ser prejudicial, é possível continuar se refrescando de maneira saudável. “Escolha opções à base de frutas naturais, pois oferecem fibras e vitaminas sem açúcar adicionado. Além disso, sorvetes feitos com leites vegetais costumam ter menos gorduras saturadas e podem ser adoçados naturalmente. Fazer essa sobremesa em casa também é vantajoso, pois é possível controlar os ingredientes e evitar aditivos artificiais”, pontua.
Com informações: Assessoria de Imprensa- UNINASSAU
Foto: Istock






