CidadesEsporteIndaiatuba

Esportes abre inscrições para projeto piloto de Tênis de Mesa no Centro de Lutas João Pioli

Table tennis, female player with racket hits ball. Ping pong training indoor, high concentration sport game

Interessados devem ter entre 6 a 21 anos e garantir sua vaga presencialmente no próximo dia 20

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, abre inscrições para o projeto piloto de Tênis de Mesa no próximo dia 20 de março. Os interessados devem ter entre 6 a 21 anos e comparecer ao Centro de Lutas João Pioli com documento de identidade e comprovante de residência.

“Esta é mais uma modalidade que ganha seu projeto piloto dentro da Secretaria Municipal de Esportes, oferecendo à população uma ampla gama de possibilidades para se exercitar e adquirir saúde e bem-estar. Estão todos convidados”, destaca o titular da pasta, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos.

As inscrições acontecerão no Centro de Lutas João Pioli, localizado na Rua Antônio Magnusson, 640, no Jardim Morada do Sol, em dois períodos: das 8h às 12h e das 17h às 21h. As aulas acontecerão às segundas e quartas-feiras, com o professor Alfredo José de Souza (confira os horários abaixo).

Serão disponibilizadas 160 vagas para alunos na faixa do projeto Esporte Cidadão, de 6 a 14 anos, e mais 40 vagas para alunos do Juventude Esportiva, dos 15 aos 21 anos. Mais informações pelo telefone (19) 3834-7472.

Origem

Nascido e desenvolvido na Inglaterra durante a segunda metade do Século XIX, teve sua origem a partir do jogo medieval de tênis, que costumava ser jogado tanto ao ar livre quanto em espaços fechados.

O tênis de mesa, portanto, foi concebido para ser um passatempo social, jogado em salas fechadas, especialmente no inverno, quando era mais difícil praticar o tênis de campo.

Os primeiros registros do tênis de mesa revelam um jogo rude, iniciado por estudantes universitários com livros dispostos no lugar da rede, e por militares que o praticavam com equipamentos improvisados.
As raquetes podiam ser de madeira, papelão ou tripa de animal, cobertas algumas vezes por cortiça, lixa ou tecido. As bolas, de cortiça ou borracha. As redes, de diferentes alturas – algumas vezes constituídas de um simples fio.

Ao voltar de uma viagem de negócios aos Estados Unidos, o inglês James Gibb, ex-corredor de maratonas, trouxe bolas de celuloide de brinquedo, que ele imaginou poderem ser úteis para este jogo em seu país.

Ouvindo-as serem golpeadas por uma raquete oca, de cabo longo e feita de pele de carneiro, então bastante popular, associou os sons produzidos pela bola na raquete com o som ”pingue-pongue”, dando assim origem ao nome do jogo.

O nome “Ping Pong” é então criado pela empresa inglesa J. Jaques and Son no final dos anos 1800, sendo registrado como marca pela empresa norte-americana Parker Brothers.
Os primeiros torneios são realizados a partir de 1901, com registro de centenas de participantes. Assim nasceu a “Ping-Pong Association”, substituída em 1922 pela “Table Tennis Association”, dando lugar à International Table Tennis Federation (ITTF) em 1926.

Nos anos de 1950 surge uma das grandes revoluções do esporte: a invenção da esponja ou “sanduíche de borracha”, um novo material para as raquetes que, até hoje, diminui a espessura relativa da raquete.
Com a evolução do esporte, a ITTF buscou regular o uso de equipamentos para garantir o equilíbrio e a saúde dos atletas. O jogo ganha velocidade e golpes plásticos, com efeito. A modalidade, criada na Inglaterra, passa a ter dominância asiática, sendo praticado em diferentes partes do mundo.

(Fonte: Confederação Brasileira de Tênis de Mesa – CBTM)

AULAS – SEGUNDAS E QUARTAS

8h às 9h50 9 a 11 anos
9h às 9h50 6 a 8 anos
10h às 10h50 12 a 14 anos
11h às 11h50 15 a 21 anos
17h às 17h50 6 a 8 anos
18h às 18h50 9 a 11 anos
19h às 19h50 12 a 14 anos
20h às 20h50 15 a 21 anos

Foto: divulgação