CidadesEsporteIndaiatuba

Esportes celebra conquistas e as inaugurações de novos complexos esportivos em 2022

Resultados dos Jogos Regionais e Abertos comprovaram excelência da equipe do Esporte Competitivo

Após dois anos de apoio no enfrentamento à pandemia junto a outras pastas, em 2022 a Secretaria Municipal de Esportes concentrou seus esforços na promoção de seus programas permanentes e no retorno das suas equipes do Esporte Competitivo, conquistando o tricampeonato dos Jogos Regionais da 4ª Região e um histórico 10º lugar nos 84º Jogos Abertos em São Sebastião. Atuou ainda diretamente na implantação de três novos Complexos Esportivos, no Parque Campo Bonito, Jardim Carlos Aldrovandi e Cecap, ampliando o acesso da população à atividade e exercício físico.

“Após um período de retomada no final de 2021, pudemos começar o ano com nossos programas permanentes operando em sua totalidade e nossas equipes competitivas buscando resultados em eventos que voltaram ao calendário oficial”, destaca o secretário municipal de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos. “Mesmo após dois anos de indefinição, retornamos em alto nível, comprovando a eficiência da nossa equipe e de nossos atletas, que conquistaram grandes feitos nos Jogos Regionais e Abertos”.

Dentre esses programas permanentes estão o Projeto Esporte Cidadão (para faixa etária de 6 à 14 anos – 2008 a 2016), o Projeto Juventude Esportiva (faixa etária de 15 a 21 anos – 2001 a 2007), o Projeto de Lazer em duas vertentes, o Lazer Esportivo e o Fitness (a partir dos 16 anos até a 3ª idade), o Projeto do Esporte Competitivo, que visa à representação da cidade em várias modalidades, e o Departamento Social, para oferecer oportunidades às pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social de participarem dos projetos esportivos da secretaria, oferecendo atividades físico esportivas de acordo com o número de vagas disponíveis.

“É sabido que o Esporte e o Lazer, como fenômenos sociais, vão além da concepção da prática de atividade física em tempo disponível. Constituem valiosos instrumentos de integração e inclusão social, que estimulam atitudes de cooperação, participação, ludicidade e cidadania”, aponta Marquinhos. “Esses projetos têm por finalidade, estimular o gosto pela atividade física e a convivência entre as comunidades. A secretaria de esportes disponibiliza 34 modalidades em 24 núcleos esportivos”.

Núcleos

Durante o ano de 2022, importantes obras foram apresentadas ou entregues à população. Em fevereiro, o prefeito Nilson Gaspar lançou a Pedra Fundamental do novo Centro Esportivo do Jardim Morada do Sol, um espaço completo para a prática de esportes e lazer com mais de 30 mil metros quadrados de construção. A obra tem entrega prevista para 2024.

Em abril, a população do Parque Campo Bonito ganhou o Complexo Esportivo ‘Antônio Trinca’, construído em uma área de 2.780,24 m², com dois blocos que abrigam piscina semiolímpica aquecida, duchas, arquibancada, academia, sala de ginástica e condicionamento físico, setor administrativo e ginásio poliesportivo com uma quadra de medidas oficiais. Cerca de duas mil pessoas utilizam o núcleo esportivo.

Em agosto, foi a vez de inaugurar o Complexo Esportivo ‘Vereador Professor Luiz Carlos da Silva’, no Jardim Carlos Aldrovandi. Com 1.191m² de edificação, conta com piscina semiolímpica aquecida, arquibancada e academia para exercícios aeróbicos e lutas.

No mês de setembro, a população do Conjunto Habitacional Brigadeiro Faria Lima (Cecap) recebeu o Complexo Esportivo Cidemar Aparecido Gomes (Mazinho). Com 1.589 m² de área construída, conta com piscina semiolímpica aquecida, academia com aparelhos de musculação, sala de lutas com tatame, sala de ginástica, ala administrativa e estacionamento. Possui também um ginásio poliesportivo com quadra de medidas oficias e arquibancada com capacidade para 463 pessoas.

“Estes novos complexos esportivos integram o plano de governo do prefeito Nilson Gaspar para descentralizar a oferta de vagas de nossos programas permanentes, oferecendo à população, das mais diversas faixas etárias, a possibilidade de praticar um esporte e conquistar uma melhor qualidade de vida”, destaca Marquinhos.

Entre as obras executadas em 2022, destaque ainda para a reforma de 11 campos de futebol, a revitalização com pintura Epóxi de quatro quadras poliesportivas, a ampliação da Pista de Skate do Jardim Paulista (em estágio final) e a revitalização da Pista Bowl Skate do Jardim Califórnia.

Competitivo

O Departamento de Esporte Competitivo conta atualmente com 30 modalidades e 125 equipes ou categorias, somando aproximadamente 1.400 atletas. Entre os resultados, vale citar novamente o tricampeonato dos Jogos Regionais da 4ª Região e a 10ª colocação nos Jogos Abertos do Interior em São Sebastião.

Mas as equipes também garantiram títulos na Liga Ituana de Bocha, tetracampeonato Brasileiro de Ciclismo de Pista, na Copa Campinas Futsal Feminino, Taça EPTV de Futsal na fase Regional Campinas e da Supertaça em Poços de Caldas, o Brasileiro de Ginástica Artística Infantil e a terceira colocação no Campeonato Juvenil de Ginástica Artística.

Indaiatuba também foi a terceira melhor equipe do Estado no Brasileiro de Karatê, vice-campeã no Mundial de Luta de Braço, terceira melhor equipe de Natação do Estado de São Paulo e vice-campeã Paulista de Supino. “Estes são alguns dos grandes resultados alcançados por nossos atletas em 2022 e que mantém Indaiatuba no topo das competições mais importantes do Estado, do Brasil e mesmo do mundo. Parabéns a todos pelos resultados alcançados”, parabeniza o prefeito Nilson Gaspar.

Educacional

Envolvendo os projetos Esporte Cidadão e Juventude Esportiva, o Departamento de Esporte Educacional promove uma série de eventos e atividades ao longo do ano. O Esporte Cidadão oferece atualmente 10.440 vagas, em 21 modalidades: Atletismo, Basquetebol, Beisebol, Bicicross, Capoeira, Caratê, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica de Trampolim, Handebol, Jiu Jitsu, Judô, Natação, Skate, Taekwondo, Tênis e Voleibol, mais duas modalidades Piloto, Esgrima e Ciclismo.

O Juventude Esportiva oferece 1.900 vagas em 19 modalidades: Atletismo, Basquetebol, Beisebol, Bicicross, Capoeira, Caratê, Futebol, Futsal, Futsal Feminino, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Ginástica de Trampolim, Handebol, Jiu-Jitsu, Judô, Natação, Taekwondo, Tênis e Voleibol.

Entre os eventos realizados, o projeto Férias, Eu Escolho Você reuniu 1.120 pessoas em janeiro; o Circuito Jovem, em maio, contou com 407 participações; e o Encontro do Esporte Cidadão reuniu 2.525 pessoas junho e julho. Em sua segunda edição, no mês de julho, o projeto Férias, Eu Escolho Você contou com 2.694 participações.

Em novembro, a Copa Cras Jovem reuniu 120 pessoas e fechando a programação, o 1º Festival Esporte Cidadão e Juventude Esportiva contou com mais de três mil jovens. Somando todos os eventos, foram 9.866 participações ao longo do ano, entre alunos e convidados.

Lazer

O Departamento de Lazer da Secretaria de Esportes abriu este ano 4.125 novas vagas, com as aberturas dos Complexos Esportivos do Aldrovandi, Campo Bonito e Cecap, elevando o número total de vagas para 13 mil. O departamento também foi parceiro nos atendimentos a projetos como 100% Saúde e Esporte é Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Com aulas abertas de alongamento, ginástica e ritmos no Barco, o projeto contabiliza cerca de 1.600 atendimentos em 2022. A equipe do departamento também promoveu aulas temáticas para divulgação e conscientização de diversos temas e projetos da Prefeitura, como o Programa de Prevenção à Violência contra a Mulher – Caminho das Rosas e Outubro Rosa, e em eventos como o Carnaval, Dia das Mães, entre outros.

Com duas grandes campanhas de arrecadação, equipe e alunos arrecadaram 112 mil unidades de fraldas geriátricas, que foram entregues a entidades assistenciais da cidade. O Departamento de Lazer também promove confraternizações, festas e passeios para momentos de socialização entre seus alunos.

Social

O programa de Esporte Social foi criado com o objetivo de oferecer àqueles com deficiência ou vulnerabilidade social, a partir dos 6 anos até a Terceira Idade, a prática de esportes de forma orientada, proporcionando a inclusão, participação, integração entre comunidades, acesso ao esporte, lazer, além do aprendizado e desenvolvimento motor, social, ético e moral.

Durante o ano, o programa realizou diversas atividades nas frentes em que atua. A Emeb Profª Laura Fahl Corrêa contou com 48 vagas para atividades aquáticas especiais. Os alunos participaram de outras atividades como a Caminhada Inclusiva, em agosto, e a gincana para confraternização entre os participantes, ocorrida em outubro.

O atletismo adaptado oferece 20 vagas na Praça de Esportes Rodrigo Colli Baldino, no Rêmulo Zoppi. Os alunos também participaram da Caminhada Inclusiva e promoveram o Festival de Atletismo Adaptado este mês. No mesmo local, o Basquete sobre Rodas oferece 20 vagas, em parceria com o Gaadin (Grupo de Ajuda dos Amigos Deficientes de Indaiatuba), que participa de diversas competições ao longo da temporada.

O Departamento Social oferece ainda o curso de Defesa Pessoal da Mulher na sala de lutas do Parque Corolla. São 40 vagas para mulheres a partir de 15 anos, que aprendem técnicas de defesa pessoal para que possam prevenir e se defender em situações de agressão. As aulas acontecem aos sábados pela manhã, em dois horários.

Eventos

Diversos eventos foram realizados ao longo do ano, por meio de parcerias. Em janeiro, aconteceu a 5ª Corrida Rústica de Indaiatuba, na Rota dos Cavaleiros na Fazenda Espírito Santo. Em abril, o Circuito Corridas Inclusivas levou provas de 5 e 10 quilômetros ao Parque do Mirim. No mesmo mês, aconteceu o 24º Torneio Intersecretarias, vencido pela equipe da Secretaria de Esportes.

Em maio, Indaiatuba abrigou a tradicional Prova Ciclística 1º de Maio, em sua 70ª edição, no Parque Ecológico. No dia 22, o Parque do Mirim recebeu provas do Circuito Blue Series Triathlon, e no dia 29, a Secretaria de Esportes participou da 28ª edição do Dia do Desafio, promovido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio).

Em junho, foi a vez do Circuito CPFL Energia de Corrida de Rua, com provas no Parque do Mirim. Em sua primeira edição, o Agosto Esportivo celebrou os 30 anos do Parque Ecológico com eventos ao longo do mês, como o Festival de Capoeira, Manhã Recreativa na Pista do Velódromo, Caminhada da Terceira Idade, Circuito Esportivo (skate e break, em parceria com a Cultura, além do bicicross), Corrida de Orientação, Projeto Parque Vivo (com alunos do Esporte Cidadão, Juventude Esportiva e Grupos de Escoteiros, além do apoio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente), Desafio de Luta de Braço, Torneio de Futebol de Areia, Clínica de Beach Tennis,  Oficina de Corrida Consciente, Caminhada Inclusiva e Ginástica no Parque.

A Ultramaratona de Indaiatuba movimentou o Parque do Mirim em setembro, com provas de 10, 50, 50 e 100 quilômetros. No mesmo mês, a cidade recebeu provas de ciclismo dos Jogos Regionais. Em novembro, o Parque do Mirim foi palco do Triman Indaiatuba Sunset Triahtlon.

Para 2023, a Secretaria Municipal de Esportes segue evoluindo. “Em breve, abriremos as inscrições para o Esporte Cidadão e Juventude Esportiva e nosso planejamento está praticamente fechado para a próxima temporada para eventos e competições”, destaca Marquinhos. “Agradeço o apoio de nossa equipe de professores, coordenadores e colaboradores, sempre muito competente, e do prefeito Nilson Gaspar, que enxerga o Esporte como ferramenta de transformação da sociedade”.

Foto: Divulgação RIC/PMI