CidadesEsporteIndaiatuba

Esportes divulga balanço de 2021 e planeja novidades para próximo ano

Mesmo ainda em um momento de enfrentamento da pandemia da Covid-19, em 2021 a Secretaria Municipal de Esportes não cessou suas atividades. Enquanto uma parte da equipe auxiliou a Secretaria de Saúde em ações de combate à doença e na implantação do Programa Vencer (cuidados pós-Covid), outra atuou nas reformas de campos esportivos da cidade ou na elaboração de protocolos para a retorno das atividades dos projetos do Departamento de Lazer, Esporte Cidadão e Juventude Esportiva e Social.

“A Secretaria Municipal de Esportes trabalhou intensamente durante a pandemia, seja no apoio às ações da Saúde, na elaboração de aulas virtuais ou no planejamento do retorno das atividades dos projetos, em um primeiro momento realizado de maneira gradual”, conta o titular da pasta, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos. “Ao mesmo tempo, nossos atletas do Esporte Competitivo se prepararam para o retorno. O resultado pode ser conferido nas diversas conquistas que tivemos ao longo do ano, em diversas modalidades”.

Marquinhos enfatiza a importância do apoio da Prefeitura de Indaiatuba. “O prefeito Nilson Gaspar não mede esforços para que nossa secretaria se torne cada vez mais forte, tanto na criação de novos projetos, como no apoio aos nossos atletas do Competitivo”, afirma. “Por isso, tivemos conquistas expressivas, como o sexto lugar no Campeonato Brasileiro Sênior de Verão de Natação, um feito inédito para nossa cidade”.

Entre os meses de julho de 2020 a setembro de 2021, os professores da Secretaria de Esportes auxiliaram a equipe da Secretaria da Saúde no combate à Covid-19. Esforço reconhecido no dia 1º de outubro, quando aconteceu o evento Podium da Vida, com apoio do Grupo UniEduK, em agradecimento aos 85 funcionários que atuaram na linha de frente no combate à doença.

Durante o período de pandemia, em que as atividades estavam suspensas, a Secretaria de Esportes atuou na reforma dos campos do São Conrado, Paulistano, Ferroviário, Ponte Preta de Itaici e Vila Avaí, além da ampliação estrutural do campo do Jardim Brasil. Também foram reformadas as pistas de Skate e de BMX, que já recebem projetos de base e competições.

Programa Vencer

Lançado em maio deste ano, o Vencer, programa municipal de reabilitação muscular e cardiorrespiratório para pacientes que venceram a Covid-19, mas tiveram sequelas, foi lançado em parceria com a Secretaria de Saúde por meio do Derefim (Departamento de Reabilitação Física e Mental) e com apoio do Grupo UniEduK. No total, 70 pessoas foram assistidas, sendo que 50 fizeram o treinamento completo. Destes, 75% seguiu para atividades oferecidas pelo Departamento de Lazer e continuam se exercitando.

Também em maio deste ano, tiveram início as Aulas Virtuais do Esporte Cidadão, realizados em parceria com a ONED (Organização Nacional das Entidades do Desporto), que foram exibidas até setembro, totalizando cinco meses, 126 aulas e 378 vídeos, todos disponibilizados no site da Prefeitura de Indaiatuba em www.indaiatuba.sp.gov.br/esportes/aulas-virtuais/.

O Departamento Competitivo teve um retorno gradual em maio e definitivo em agosto, com diversos eventos esportivos em diferentes modalidades. Os projetos Departamento de Lazer, Esporte Cidadão e Juventude Esportiva e Social tiveram retorno gradual com alguns alunos que já estavam inscritos em outubro, e 100% no mês de novembro, com aqueles que quiseram retornar às atividades. A abertura de novas inscrições está prevista para fevereiro, com a implantação de novas modalidades esportivas.

O ano de 2021 ainda não terminou, mas a Secretaria de Esportes colocou em prática dois novos projetos pilotos, com aulas de Skate (às segundas e quartas-feiras na Pista de Skate Parque Ecológico) e Esgrima (quintas-feiras no Ginásio Municipal de Esportes). Ambas já recebem um grande número de alunos.

Por fim, com gestão da Secretaria de Esportes, o Espaço Viber foi reinaugurado no último dia 9 de dezembro, quando Indaiatuba celebrou seus 191 anos de história.

Ações para 2022

Estão previstas as inaugurações de três novos Complexos Esportivos, no Campo Bonito, Aldrovandi e Cecap, todos em fase de acabamento de obras.

Em 2022, os grandes eventos esportivos devem voltar com força e as equipes da Secretaria de Esportes já atuam no planejamento e direcionamento das atividades. Esta preparação inclui a participação nos Jogos Regionais, em que Indaiatuba é a atual bicampeã, e dos Jogos Abertos, que acontecem em julho, em local a ser definido.

Com informações: Prefeitura de Indaiatuba

Foto: Eliandro Figueira