CidadesIndaiatuba

Esportes realiza capacitação para coordenadores, professores e guarda-vidas sobre primeiros socorros

Treinamento atende a Lei Lucas (13.722/18) sancionada pelo Governo Federal.

A Secretaria de Esportes de Indaiatuba realizou na tarde desta sexta-feira (18) mais uma capacitação com os coordenadores e professores dos núcleos esportivos do município e os guarda-vidas da pasta. O treinamento sobre primeiros socorros visa atender a Lei Lucas (Lei nº 13.722/18) que obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

Ao todo, 120 profissionais separados em sete turmas realizarão treinamento que foi iniciado em 4 de agosto e tem término previsto para 22 de setembro.

Segundo o secretário de Esportes, Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos, o objetivo da capacitação é melhorar o serviço público dos profissionais da Secretaria. “Quando se trata de esporte nós temos que pensar na potencialidade das pessoas. Nós trabalhamos com milhares de alunos, de todas as idades possíveis, com comorbidades ou não. Oferecer aos nossos profissionais um curso de primeiros socorros nada mais é que deixá-los aptos para situações emergências que possam surgir ao longo das aulas. É uma preocupação do prefeito Gaspar e também de todos da Secretaria de Esportes, que nós possamos atender com excelência os mais de 28 mil alunos participantes dos nossos cinco projetos”, concluiu Marquinhos.

A capacitação em primeiros socorros para professores e coordenadores de modalidades esportivas, além dos guarda-vidas da Secretaria Municipal de Esportes é fundamental por várias razões:

Prevenção de Lesões e Acidentes: Durante atividades físicas, os alunos estão suscetíveis a uma variedade de lesões, desde pequenos arranhões até lesões mais sérias, como entorses, fraturas ou concussões. Professores treinados em primeiros socorros estarão melhor preparados para prevenir esses incidentes.

Resposta Imediata: Em caso de acidente, os primeiros minutos são cruciais. Um professor capacitado em primeiros socorros pode proporcionar cuidados imediatos até que profissionais de saúde cheguem ao local. Esta intervenção inicial pode evitar complicações, minimizar lesões e, em alguns casos, salvar vidas.

Segurança: Pais e responsáveis sentirão mais confiança ao saber que os professores têm formação em primeiros socorros. Isso é um diferencial para a Secretaria de Esportes de Indaiatuba.

Educação dos Alunos: Professores treinados podem também passar conhecimentos básicos de primeiros socorros para seus alunos. Isso não só empodera os alunos com habilidades valiosas, mas também promove uma cultura de segurança e prevenção.

Aumento da Consciência: Quando os professores são treinados em primeiros socorros, eles também desenvolvem uma maior consciência dos riscos e perigos potenciais em suas atividades, o que pode levar a uma abordagem mais cautelosa e preparada na condução de suas aulas.

Cumprimento de Regulamentos: No Brasil a Lei Lucas (Lei nº 13.722/18), obriga as escolas, públicas e privadas e espaços de recreação infantil a se prepararem para atendimentos de primeiros socorros.

Foto:Eliandro Figueira RIC/PMI