CidadesSalto

Estação que foi inundada por rio passa por reparos e volta a distribuir água aos moradores de Salto

A Estação de Tratamento de Água (ETA) João Jabour voltou a tratar e distribuir água para os reservatórios que abastecem a região noroeste de Salto (SP) na madrugada desta sexta-feira (30).

Apesar disso, no fim da manhã, o SAAE informou que uma ineficiência nas bombas dosadoras de produtos químicos fez com que a ETA precisasse ser parada de novo, e uma bomba substituta será instalada durante a tarde.

Depois, a previsão é de que o abastecimento para a população seja restabelecido aos poucos ao longo do dia, dependendo da localização e da altura dos imóveis nos bairros.

Estação João Jabour, em Salto (SP) — Foto: Divulgação

As operações na ETA João Jabour estavam paralisadas desde o fim da manhã de quarta-feira (28), quando uma grande inundação atingiu a estação depois do transbordamento do Ribeirão Buru por causa das chuvas.

Conforme a companhia, o volume de água que invadiu o prédio do SAAE foi tão grande que chegou a entrar pelas janelas dos banheiros da estação, que são mais altas, e por pouco não encobriu as portas.

Equipamentos, motores e painéis com componentes eletrônicos também acabaram encobertos pela água, que alcançou 1 metro e 80 centímetros de altura do prédio. Cerca de 15% dos moradores de Salto ficaram sem água.

O SAAE informou que equipes monitoraram a situação à distância, aguardando para poder entrar na estação em segurança e avaliar os estragos. Na manhã desta quinta-feira (29), o nível da água diminuiu e as equipes começaram os reparos.

Água atingiu 1,80 metro de altura em estação em Salto — Foto: SAAE/Divulgação

Água atingiu 1,80 metro de altura em estação em Salto — Foto: SAAE/Divulgação

Segundo a companhia, dezenas de servidores, alguns voluntariamente suspendendo férias, montaram uma verdadeira força-tarefa para a retirada da lama, desinfecção e conserto dos equipamentos e bombas que foram danificados pela enchente.

O SAAE informou que foi possível retomar a distribuição de água a 1h47 desta sexta-feira (30). No entanto, a companhia pede que os moradores continuem economizando água porque a vazão da ETA ainda está reduzida.

Os bairros afetados pela paralisação da ETA são: Zuleika Jabour, Vila Martins, Residencial Piccolino, Santa Rita, Picollo Paese, João Jabour, Jardim União, Morada São Luis, Haras São Luis, Jardim Taquaral, Jardim São João, Bom Retiro II, Jardim Alvorada, Jardim Nova Era, Edifício Granit, Edíficio Sal, Residencial Moutonneé, Lageado, Nova Era, Santa Edwiges, São Gabriel, São Gabriel II, São Judas, Vila Norma, Buru, Terra de Santa Isabel, Jardim América, Eucaliptos e Portal dos Bandeirantes.

Emergências devem ser informadas ao telefone 0800 7796 300.

Mais estragos

Além do alagamento da estação de água, as fortes chuvas que atingiram Salto nos últimos dias alagaram casas e deixaram famílias desalojadas.

Casa no Jardim das Nações fica alagada após chuva em Salto — Foto: Arquivo pessoal

Segundo a estação pluviométrica da ETA Bela Vista, choveu 79,2 milímetros de segunda até quarta em Salto, mas o SAAE informou que os rios que passam pela cidade também sofrem influência da chuva nas cabeceiras e afluentes em outros municípios, que descem a montante e elevam rapidamente o seu nível, contribuindo para os transbordamentos.

De acordo com a Prefeitura de Salto, os bairros afetados nesta quarta-feira (28) foram João Jabour, Jardim das Nações e Jardim Três Marias. Na ocupação do João Jabour (via Lazio), dez famílias foram afetadas e foram acolhidas pela Secretaria Municipal de Ação Social.

A prefeitura informou que alguns moradores foram abrigados por familiares e duas famílias aceitaram abrigo no Centro Esportivo “João Luiz Guarda”, onde foi montada uma estrutura com colchões, cobertores, roupas, kits de higiene e micro-ondas, além de entrega de marmitex e café da manhã.

Além disso, uma equipe da Ação Social foi enviada à ocupação para ajudar na limpeza e fazer um levantamento de todos os bens que foram perdidos para ajudar a repor com campanhas.

Em Salto, as chuvas também provocaram a interdição da ponte da Avenida José Maria Marques de Oliveira, próximo ao Jardim Buru; da ponte da Rua Vaticano; e da ponte da “cachoeirinha”, no João Jabour.

Com informações: g1 Sorocaba e Jundiaí