Cidades

Estado de SP confirma a primeira morte por sarampo em 2020

A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta sexta-feira (28) a primeira morte por sarampo no estado em 2020. A vítima é uma criança na cidade de São Paulo sem histórico de vacinação. Até o momento, foram confirmados 246 casos da doença em 2020 em São Paulo. Em 2019, o estado foi o mais afetado pelo surto de sarampo no país, com 17.552 casos confirmados e 14 mortes decorrentes de complicações.

O Ministério da Saúde iniciou no dia 10 de fevereiro a primeira etapa da campanha de vacinação contra sarampo de 2020, em parceria com as secretarias estaduais e municípios. O objetivo nacional é alcançar crianças e jovens de 5 a 19 anos que ainda não foram imunizados contra a doença, até o dia 13 de março.

Excepcionalmente, a cidade de São Paulo aumentou em dez anos a idade limite para 29 anos, buscando aumentar a cobertura vacinal entre os adultos da cidade. Desde o início dessa etapa da campanha, mais de 859,8 mil pessoas entre 5 e 19 anos compareceram aos postos no estado de São Paulo.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. É importante comparecer aos postos de saúde com a carteirinha de vacinação, para que um profissional verifique a necessidade de aplicação da dose.

foto: divulgação