Estado reforça importância da vacinação de sarampo por risco de reintrodução da doença – Comando Notícia
CidadesSão Paulosaúde

Estado reforça importância da vacinação de sarampo por risco de reintrodução da doença

Todas as pessoas que não tiverem comprovação vacinal (cartão de vacina ou registro oficial) devem receber a vacina contra o sarampo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo emitiu um alerta para o risco iminente de reintrodução do sarampo no Brasil. A principal forma de prevenção é a vacina tríplice viral, que também protege contra caxumba e rubéola. A recomendação é que todas as pessoas mantenham o esquema vacinal atualizado.

O sarampo é altamente transmissível e pode ser transmitido cerca de seis dias antes e até quatro dias após o aparecimento das manchas vermelhas pelo corpo. Os sintomas incluem febre, exantema, tosse, coriza e conjuntivite. Pessoas que apresentarem febre e manchas vermelhas até 21 dias após viagem devem evitar contato com outras pessoas e procurar atendimento médico, informando o histórico de deslocamento.

Quem pode se vacinar?

Todas as pessoas que estiverem nas faixas etárias indicadas e não tiverem comprovação vacinal (cartão de vacina ou registro oficial) devem receber a vacina contra o sarampo.

Dose Zero

A dose zero é uma dose extra da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) aplicada em crianças de 6 meses a 11 meses e 29 dias.

Crianças

  • 12 meses: recebem a 1ª dose da vacina tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola).
  • 15 meses: recebem a 2ª dose, que pode ser tríplice ou tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela).

Adolescentes e adultos até 29 anos

  • Devem ter duas doses da vacina tríplice viral (com intervalo mínimo de 30 dias entre elas).

Adultos de 30 a 59 anos

  • Devem ter pelo menos uma dose da vacina tríplice viral.

Profissionais de saúde

  • Independentemente da idade, precisam ter duas doses da vacina, devidamente registradas.

Salas de Vacina

As salas de vacina estão abertas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, exceto feriados. No sábado, domingo e feriados, a sala de vacina da UBS 1, localizada no Hospital Dia, funciona das 7h30 às 16h30. Para receber a imunização o morador de Indaiatuba deve levar a carteirinha de vacinação e documento com foto ou certidão de nascimento.

Com informações: Assessoria-PMI