Cidades

Existe acessibilidade para deficientes visuais na web?

CAROL BORSATO*

O que é acessibilidade web? A expressão acessibilidade Web refere-se à prática de se fazer websites inclusivos, que possam ser utilizados por todas as pessoas – que tenham deficiência ou não. Quando os sites são concebidos, desenvolvidos e editados com esta preocupação – da inclusão -, todos os usuários têm acesso de forma igual.

Mas na prática infelizmente não é o que acontece.

Para nós, cegos, a acessibilidade só existe em sites específicos como por exemplo Cegos Brasil, Loja Ampla Visão, Digital Begotto, entre outros.

Alguns sites tem na redefinição de senha o captcha, um teste de desafio cognitivo, utilizado como ferramenta anti-spam, para diferenciar máquinas e humanos, mas inacessível a cegos. O desafio em áudio, geralmente tem uma voz robotizada de péssima qualidade, às vezes é em inglês e às vezes são várias vozes falando de forma desordenada com muito efeito de eco.

Os sites com gráficos e imagens travam os leitores de tela e aí o cego não frequenta.

Em pleno século XXI ainda temos que levantar a bandeira da igualdade, da acessibilidade…

Tem quem reclama de tudo, mas não ajuda a melhorar o mundo. A sociedade precisa ser mais humana e humilde. Se a empresa deseja ter sucesso, seja verdadeiramente acessível, cegos também usam internet, cegos também são consumidores e quando se deparam com a falta de acessibilidade, é óbvio que não indicam estes sites e aplicativos.

Desenvolvedores, pensem nisso! Sites e aplicativos de toda natureza, sejam acessíveis a todos!

*Carol Borsato é a primeira repórter deficiente visual da história de Indaiatuba (SP) e escreve aos domingos.

foto: divulgação