Cidades

Existem quantos tipos de Braille?

CAROL BORSATO*

Atualmente existem dois tipos de Braille, o Braille de oito pontos que é usado no computador e o Braille de seis pontos, que é usado nos livros, nas embalagens de remédios e produtos de beleza, desde que sejam de caixa. É o Braille divulgado, o Braille conhecido da alfabetização.

O Braille de oito pontos, por ser informático, não é muito conhecido. O Braille de oito pontos tem o ponto sete e o ponto oito, cada um com suas funções. As maiúsculas não são um sinal a parte. O ponto sete é usado para maiúsculas. O ponto oito para números e alguns sinais; como o ponto de exclamação e abre e fecha parênteses.

Já o Braille de seis pontos tem as maiúsculas como um sinal independente. Os números precisam dos pontos C 3 e 4 e 5 e 6 antes  o número desejado. Só um detalhe, os números são as próprias letras, de a até j. Por causa do computador foi criado o Braille de oito pontos, pelo fato de o computador não reconhecer o Braille de seis pontos, sem letras maiúsculas na mesma cela da letra.

Mas é o Braille de seis pontos que prevalece no poder, ou seja, é o Braille de seis pontos que comanda tudo. O importante é que o Braille é uma ferramenta importantíssima para alfabetização e para inclusão do deficiente visual.

*Carol Borsato é a primeira repórter com deficiência visual da história de Indaiatuba (SP) e escreve aos domingos.

foto: divulgação