campinasCultura

Exposição interativa sobre Louis Pasteur é dica de passeio para o feriado de 12 de outubro

Para quem ainda não se programou para o feriado de 12 de outubro, a sugestão é visitar a exposição gratuita “Pasteur, o Cientista”, em cartaz no galpão do Sesc Campinas, que mostra, de maneira lúdica e interativa, a combinação perfeita de ciência e diversão contida na vasta obra do incansável pesquisador Louis Pasteur (1822-1895).

“Embora a mostra não seja exclusivamente para as crianças, todas podem visitar e fruir de acordo com a faixa etária. Já as crianças em idade escolar podem aproveitar o conteúdo que é apresentado de maneira visual e concreta, tendo inclusive instalações interativas que agradam muito aos pequenos. A visitação de crianças é muito importante como forma de valorizar a educação para ciência e despertar o desejo pela descoberta científica”, destaca Flávia Marques, coordenadora de programação da unidade local.

A mostra está aberta de terça-feira a domingo. As visitas presenciais, com quantidade limitada de pessoas por sessão, seguem todas as recomendações de segurança sanitárias. O agendamento deve ser feito por meio deste link:  Agenda Exposição Pasteur, O Cientista.  

O que encontrar?

Percorrer a exposição é uma aventura do primeiro ao último momento. Logo no início, o visitante é surpreendido com projeções de imagens em 3D no imponente busto de Pasteur, enquanto a voz de sua mulher, Marie Pasteur, narra a trajetória do marido.

Ao caminhar pela área de mil metros quadrados do galpão do Sesc, o público vai conhecendo não apenas a ciência do século XIX – época de desenvolvimento e inovações – mas revive as descobertas de Pasteur em experiências interativas.

Estruturada em seis atos, como uma peça de teatro, a exposição apresenta as descobertas de Pasteur em ordem cronológica: desde a solução de um enigma químico – cristais de ácido do vinho aparentemente iguais reagiam à luz de forma diferente – até a vitória contra a raiva, doença até então incurável. Os ambientes trazem filmes, aparelhos, mecanismos, jogos de charadas, vitrines mágicas e instrumentos de época que desfilam as descobertas de Louis Pasteur na Química, no trabalho com os micro-organismos e na imunização de animais e seres humanos.

O visitante pode entender, por exemplo, a pesquisa da vacina antirrábica num filme de animação em que uma menina, espiando da casa vizinha à do laboratório, acompanha os testes de Pasteur em coelhos; entende, através de um “microscópio”, como micro- organismos podem sobreviver sem oxigênio; espia pelo gargalo de garrafas de vinho para  descobrir os segredos da fermentação da bebida; decifra junto com Pasteur o segredo  dos “pastos malditos”, locais onde rebanhos inteiros morriam de antraz, entre outras atividades.

No final, um módulo especialmente produzido faz a ligação de Pasteur com o Brasil: pesquisas desenvolvidas por aqui, a admiração de D. Pedro II pelo cientista, o desenvolvimento nacional da produção de vacinas pelos Institutos Butantan e Oswaldo Cruz.

A exposição, organizada e concebida pela Universcience – órgão do Ministério da Cultura da França, é uma realização no Brasil do Sesc SP, com patrocínio do Magazine Luiza e apoio da Embaixada da França no Brasil, da Fiocruz e do Instituto Butantan.

Serviço

PASTEUR, O CIENTISTA

Visitação de terça a domingo, mediante agendamento prévio pelo link: https://www.sescsp.org.br/unidades/16_CAMPINAS

Recomendação etária: Livre

Sesc Campinas: Rua Rua Dom José I, 270/333 – Bonfim, Campinas (SP)

Entrada Gratuita

Divulgação