CidadeCidades

Fabricação de vassoura caipira é tradição no Interior de SP

Fabricada de forma artesanal, a cor amarelada das sementes mostram o ponto certo da colheita. Os ramos são cortados com precisão por quem cresceu no meio da lavoura.

As vassouras de palha foram trazidas para o Brasil pelos imigrantes europeus na década de 30. No estado de São Paulo existiam aproximadamente 20 fábricas de vassouras caipiras, mas com o tempo foram surgindo as de plástico e as fábricas foram fechando.

Mantendo a tradição da família, Antonio Celso produz vassouras e explica que a planta usada é parecida com o sorgo. Com a diferença no cacho, que é bem mais flexível. O ciclo da cultura é de 80 dias, desenvolvendo bem em qualquer época do ano.

O processo é delicado. Do campo, os ramos vão direto para o barracão. Após secarem ao sol, é preciso retirar as sementes. A palha é acomodada nas formas para que a vassoura fique forte e resistente, sendo necessário encher o molde.

A amarração tem que ser bem ajustada. Com isso, os produtores usam a agulha de crochê para fazer a costura da vassoura e o acabamento é a parte final da produção.

Para que elas durem mais, são guardadas sempre com a palha para cima e protegidas do sol e da chuva.

 

 

 

 

 

Com informações: G1 Sorocaba 

Foto: Reprodução