CulturaIndaiatuba

Falando de cinema: Chuck está de volta, junto com outros brinquedos

MARCOS KIMURA*

“Brinquedo Assassino” e “Brinquedos Mágicos” são as novidades nos cinemas de Indaiatuba (SP) esta semana. Em horários especiais como pré-estreias continua o nacional “Bacurau” e a novidade “Anna – O Nome do Perigo”, de que falaremos na semana que vem.

O novo “Brinquedo Assassino”, que pretende ser um reboot da franquia estrelada pelo boneco Chuck, agora convertido num robô doméstico (qualquer semelhança com “I.A.” ou “O Homem Bicentenário” é mera coincidência). Criado para ser não apenas um brinquedo de criança, o robô lançado como Buddi (Buddy, em inglês seria mais ou menos “amigão”) foi concebido para ser um auxiliar nas tarefas domésticas e um companheiro, como uma cachorro cibernético e humanoide. Confira a programação e horários.

Ele é o presente aniversário que o garoto Andy (Gabriel Bateman, de “Benji e “Playmobil – O Filme”) ganha de presente da mãe, Karen (Aubrey Plaza, do seriado “Legion”). Tudo vai bem, até que o autômato que recebe o nome de – adivinha – Chucky (voz de Mark “Luke Skywalkwer” Hamil, no original), torna-se extremamente possessivo em relação ao menino. Lógico que vai dar m(*)rda.

Outra coincidência é que o outro lançamento nos cinemas se chama “Brinquedos Mágicos”, só que made in China, e que se tratam de bonecos que, quando recebem um banho de chá, mudam de cor e que são típicos daquele país. Um deles, Ntaham, sobre bullying dos demais por não alterar sua matiz como os demais, até que a casa de chá em que habitam recebe a visita e uma robô que diz ser do futuro. Entusiasmado como a perspectiva de mudar de vida, Nathan segue o viajante rumo ao que espera ser o futuro.

Há referências visuais de diversas animações americanas, a começar com a EvA de “WALL-E”, que é a inspiração para o robô do futuro. Aparecem um biscoito de gengibre como o de “Shrek” e ratos como os de “Rattatouille”.

Cineclube

Na próxima terça-feira, dia 27, o Cineclube Indaiatuba exibe “A Costureira de sonhos”, da cineasta indiana Rohena Gera. A sessão acontece no Cine Topázio do Shopping Jaraguá, às19h35, com ingresso único a R$10.

Em Mumbai, Ratna (Tillotama Shome) trabalha como empregada doméstica para Ashwin (Vivek Gomber), um homem rico que parece ter tudo, porém vive desesperançoso e perdido pela vida. Enquanto isso, Ratna, que parece ter nada, vive a vida determinada a alcançar seus sonhos.

O pano de fundo é a desigualdade econômica que, aliada ao sistema milenar de castas, é um dos principais desafios sociais de uma das economias que mais crescem no mundo. Após a sessão haverá um bate-papo com o público, coordenado pelos curadores do Cineclube, Antônio da Cunha Penna e Marcos Kimura.

*Marcos Kimura é jornalista, curador do Cineclube Indaiatuba (SP) e escreve sobre cinema às quartas.

PALAVRA CHAVE: BRINQUEDOS MÁGICOS

fotos: reprodução