CulturaIndaiatuba

Falando em cinema: trama inspirada em Agatha Christie é o principal lançamento da semana

MARCOS KIMURA*

O grande lançamento cinematográfico da semana, “Entre facas e segredos”, tem um elenco estelar (James Bond e Capitão América?!), um diretor em ascensão e uma trama com ecos de Agatha Christie. Os outros novos filmes nas telas de Indaiatuba são “Crime sem saída”, “Brincando com Fogo” e a pré-estreia de “Playmobil – O Filme”.

Após comemorar 85 anos de idade, o famoso escritor de histórias policiais Harlan Thrombey (Christopher Plummer, Oscar por “Toda forma de amor e eterno capitão Von Trapp de “A Noviça Rebelde”) é encontrado morto dentro de sua propriedade. Logo, o detetive Benoit Blanc (Daniel “Bond, James Bond” Craig) é contratado para investigar o caso e descobre que, entre os funcionários misteriosos e a família conflituosa de Harlan, todos podem ser considerados suspeitos do crime.

O elenco ainda inclui Chris Evans (O Capitão América), Jamie Lee Curtis (“Halloween”, “True Lies”), Michael Shannon (“A forma da água”, “O Homem de Aço”), Toni Collette (“Hereditário”, “O Sexto Sentido”), Don Johnson (“Django Livre”, série “Watchmen”) e Ana de Armas (“Blade Runner 2039”, nova Bond Girl em “Sem tempo para morrer” e indicada ao Globo de Ouro por este trabalho).

A direção é de Rian Johnson, de “Os últimos Jedis”, que teve seu trabalho festejado pela crítica, tanto estrangeira quanto brasileira. “O mundo precisa de mais filmes como ‘Entre Facas e Segredos’. É uma parte mistério de
Agatha Christie, uma parte thriller de Hitchcock e uma parte da comédia ampla, mas todos os aspectos do filme são executados de maneira tão perfeita, com tanta precisão, que se fundem em um conjunto notável e coeso”, segundo o Collider; “Com elenco afiado, Rian Johnson cria divertida história de mistério que é muito mais do que aparenta ser”, diz Natália Bridi, para o Omelete.

Policial com grife

Em “Crime sem saída”, Chadwick Boseman, o Pantera Negra da Marvel, é um detetive da polícia de Nova Iorque recebe um complexo desafio no trabalho: achar e prender um assassino de policiais que está à solta na cidade. A prisão do criminoso significaria recuperar a honra que ele perdeu durante algumas tarefas mal-executadas nos últimos anos.

No entanto, quanto mais ele avança na investigação mais ele percebe que os assassinatos são parte de uma conspiração assombrosa entre criminosos e membros de sua própria categoria. A direção é de Brian Kirk,  oriundo da TV, mas a produção-executiva é dos irmãos Anthony e Joe Russo, responsáveis pela apoteose dos Vingadores, “Guerra Infinita” e “Ultimato”. O elenco traz ainda nomes como Sienna Miller (“Sniper Americano”) e
J.K. Simmons (“Whiplash”).

Bombeiros-babás

“Brincando com fogo” traz o ex-lutador de WWE, John Cena, como um bombeiro extremamente dedicado e rigoroso, que não aceita que algo ocorra fora das regras impostas pela corporação. Ao resgatarem as crianças Bryan (Brianna Hildebrand, a Megasonic de “Dedpool”), Zoey (Finley Rose Slater) e Will (Christian Convery), Jake e seus companheiros de trabalho enfrentam um enorme desafio: como não conseguem localizar os pais do trio, precisam eles mesmos cuidar das crianças, mesmo sem ter o menor cacoete para a função. Também no elenco John Leguizamo (“Moulin Rouge”), Judy Greer (“De repente 20”) e Dennis Haysbert (o presidente Palmer de “24 horas”).

Cineclube Indaiatuba

O Cineclube Indaiatuba traz excepcionalmente nesta quinta, às 19h30 a produção da Argentina “A Odisséia dos tontos”, grande sucesso por lá e escolhido para representar o país no Oscar (bem diferente daqui, em que o escolhido foi “A Vida Invisível”, merecido fracasso de bilheteria, mas falaremos disso depois). É a terceira parceria entre o diretor Sebastián Borensztein e o astro Ricardo Darin – as anteriores foram “Um conto chinês” (2011) e “Kõblic” (2016) – e a primeira vez que este trabalha com seu filho, Chino Darin (“O silêncio do céu”).

Em uma cidade distante na província de Buenos Aires, durante a crise econômica, um grupo de moradores decide reunir a quantia de dinheiro necessária para comprar alguns silos abandonados em uma propriedade agroindustrial. Mas, mesmo antes de poderem executar o projeto, o corralito decretado pelo governo (congelamento das contas bancárias, mais ou menos nos moldes do Plano Collor) faz com que eles atinjam o fundo do poço e reajam diante da injustiça. O filme será reprisado no sábado às 17h20, e o ingresso para qualquer das duas sessões é R$10,00.

Assista Mulheres

Na próxima terça-feira, 17 de dezembro, a partir das 19h30, o projeto “Assista Mulheres” do Topázio Cinemas exibe o longa-metragem “Cadê Você, Bernadette?”, do diretor Richard Linklater (“Boyhood: Da Infância à Juventude”). O ingresso para a sessão tem valor único de R$ 10,00 por pessoa.

Bernadette (Cate Blanchett, Oscar por “Blue Jasmine”) é uma arquiteta que sofre de agorafobia – medo de estar em lugares abertos ou em meio à multidões. Antes de viajar com sua família para a Antártica, ela some sem deixar pistas para trás. Sua filha, então, através de e-mails, sessões com sua psicóloga, cartas e outros documentos, tenta descobrir para onde sua mãe foi e quais foram as razões de seu desaparecimento.

Na última segunda-feira, 09, Cate Blanchett foi indicada ao Globo de Ouro 2020 na categoria de Melhor Atriz em filme de comédia/musical por sua interpretação em “Cadê Você, Bernadette?”.

*Marcos Kimura é jornalista e curador do Cineclube Indaiatuba (SP).

fotos: Reprodução