As famílias desabrigadas após a cheia do Rio Capivari, em Capivari (SP), começaram a voltar para casas. O nível do manancial diminuiu desde o último fim de semana, quando cheogou a transbordar.
Desta vez, pelo menos 40 famílias tiveram que sair de suas casas, sendo que 21 ficaram alojadas na Escola Municipal Aldo Silveira e as outras 19 ficaram no Ginásio de Esportes Ronaldão. Ao todo eram 106 pessoas.
Na manhã desta terça-feira (24), o número já tinha reduzido para 9 famílias no Ginásio Ronaldão e 19 famílias na Escola Aldo Silveira.
A prefeitura informou que o manancial baixou e estava em cerca de 0,10 metro, nível bem abaixo do registrado no fim de semana, quando chegou próximo aos 3 metros. O transbordamento ocorre aos 2 metros.
De acordo com a Defesa Civil, a decisão de retirada completa das comportas da Represa Leopoldina ajudou na redução rápida do nível do rio.
Terceiro transbordamento
O novo transbordamento do rio ocorreu dois dias após 19 famílias que estavam desabrigadas após o Rio Capivari transbordar voltarem para casa. Ao todo, eram 59 pessoas.
O rio baixou, mas a Defesa Civil recomendou que os desabrigados aguardassem para retornar, por conta do risco de novo transbordamento.
A prefeitura informou que, antes da retirada, as comportas da Barragem Leopoldina estavam abertas desde o dia 1º de dezembro de 2022, de forma preventiva para amenizar os impactos das chuvas.
No fim de dezembro moradores de Capivari vivenciaram a pior enchente da história da cidade. Na época foram 61 famílias desalojadas, que ficaram em abrigos temporários da prefeitura. Além disso, foram cerca de 43 pontos de alagamento pelo município.
O rio ultrapassou os 4,30 metros na época, deixando boa parte da cidade debaixo d’água. Ainda na última semana os moradores começaram a voltar para as casas após a água baixar.
Com informações: g1 Piracicaba
Foto: Prefeitura de Capivari