Polícia

Famílias que estão na escola após enchentes devem voltar para casa; saiba como doar

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Devem voltar para a casa nesta terça-feira (23) as famílias que precisaram ser levadas para uma escola após as enchentes que atingiram a cidade na noite de sábado (20). De acordo com a Prefeitura, as três famílias que estão na Emeb Professora Maria Benedicta Guimarães, tinham inicialmente o retorno previsto para a tarde de segunda-feira (22), mas o prazo foi prorrogado para haver tempo de secar completamente os imóveis, os quais foram lavados e higienizados com auxílio da Prefeitura. [veja todas as fotos abaixo]

As equipes começaram logo pela manhã o trabalho de reparo nos locais danificados pela forte chuva, conforme o Comando Notícia transmitiu ao vivo diretamente do Morada do Sol. A cidade registou um volume de 91 mm de chuva, conforme dados coletados pela Defesa Civil, na Estação Meteorológica Automática. O acumulado de janeiro chega a 205 mm.

DSC_2352 cópia

O Comando Notícia também esteve na escola e conversou com as famílias. “As crianças estão adorando ter uma quadra ‘no quintal’. Para eles, tendo onde dormir e o que comer, é festa. Um até me perguntou se podíamos ficar aqui”, conta a mãe de sete filhos. “A Prefeitura está dando uma boa ajuda com comidas a roupas, mas vamos precisar refazer tudo novamente, principalmente os móveis e alimentos no início”, diz.

Quem quiser ajudar as famílias com roupas, comida e móveis, deve ligar ou se dirigir ao Cras III (rua João Pioli, nº 96), no Jardim Morada do Sol. O telefone é (19) 3935-7534.

DSC_2364 cópia

Estragos pela cidade

Um carro foi arrastado com o motorista dentro e moradores do Jardim Califórnia e até do Jardim Morada do Sol, em outro trecho, sofreram com a chuva, assim como diversos outros pontos da cidade, incluindo o Parque da Criança. Uma enxurrada desceu pelo muro vizinho e alagou a lateral da UPA 24 horas, mas com o fim da chuva a situação se normalizou. O atendimento não foi prejudicado e as equipes de manutenção vão providenciar uma solução para evitar que o problema volte a ocorrer.

No Jardim Europa, parte do barranco da Estrada dos Cavaleiros cedeu e a terra atingiu as vias. Na área de lazer do jardim Bela Vista, alguns trechos sofreram erosão e uma árvore caiu. O asfalto ficou deteriorado em diversos pontos, um deles é o Jardim Hubert. A Secretaria de Obas iniciou o reparo desse trecho na tarde de hoje, inicialmente retirando a primeira camada de asfalto que foi danificada e logo fará a recuperação do asfalto. No bairro Mato Dentro, 17 pinheiros caíram por força da enxurrada. As equipes de Obras e de Urbanismo estão trabalhando hoje para o reparo de todas essas situações.

A Prefeitura reforça que está com equipes trabalhando pela cidade para solucionar os problemas ocasionados pela forte chuva. Em caso de emergência a população pode acionar o 153 da Guarda Civil, que atende 24 horas ou das 8h às 17h o 0800 770 7702 do Fale Conosco.

fotos: Comando Uno/Comando Notícia