HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – Desde que passou a atender em horário estendido a farmácia da Unidade de Pronto Atendimento (Upa), do Jardim Morada do Sol, realizou mais de 25 mil atendimentos e distribuiu quase 350 mil medicamentos, sendo mais de metade (193.998) de antibióticos. Os números foram informados pela Prefeitura.
Agosto é o primeiro mês que Indaiatuba não tem a Farmácia Popular. A unidade do programa federal foi fechada no dia 31 de julho. A Prefeitura afirmou que o repasse continuará a ser feito, mas não confirmou os valores e nem respondeu sobre funcionários e prédio em que funcionava a farmácia.
A Indaiatuba possui duas farmácias que já disponibilizam os medicamentos para a população, a maioria deles consta na lista da Farmácia Popular, segundo a Prefeitura. Os locais são a Farmácia Unificada e a Farmácia Morada do Sol. A administração informou que quando for comunicada oficialmente sobre o recebimento da verba, vai estudar e anunciar o que será feito em relação à destinação e complementação dos medicamentos.
Horário estendido
A Farmácia da UPA 24h iniciou o atendimento com novo horário no dia 19 de setembro de 2016, passando a funcionar de segunda a sexta-feira das 16h às 07h e aos sábados, domingos e feriados 24h. A unidade realizou 25.220 atendimentos à população desde o início das atividades (7.019 em 2016).
Alguns dos medicamentos dispensados na unidade em maior quantidade, desde o início do horário estendido, estão:
Antibióticos (comprimidos/cápsulas): 193.998
Anti-inflamatórios (comprimidos): 128.031
Antialérgicos (comprimidos): 26.304
Fotos: Giuliano Miranda RIC/PMI