NÚBIA ISTELA*
Campinas (SP) recebeu um dos maiores eventos de moda do País. Um show de beleza e empoderamento. A Feira Pop Plus é realizada em São Paulo desde 2012 com quatro edições anuais. O evento aconteceu na Estação Cultura de Campinas pela primeira vez fora da maior cidade do Brasil. O principal objetivo da Feira é criar espaço de acolhimento, discussão, empoderamento e impacto social do universo plus size. Tudo foi no domingo (18).
Flávia Durante é uma das organizadoras do Pop Plus e diz que começou através da necessidade de encontrar roupas para si mesma. A jornalista contou que na época não encontrava nada que cabia em seu estilo. Iniciou despretensiosamente em um galpão em São Paulo com poucas peças, e em pouco tempo tomou uma proporção gigante. “Estamos muito felizes com o que o Pop Plus se tornou. Agora teremos um evento mensal em cada cidade, estamos amando Campinas, que nos recebeu de braços abertos. Sem dúvida superou as nossas expectativas”, diz.
A Feira Pop Plus vai além dos lucros, é uma quebra de barreiras, paradigmas e preconceitos de uma sociedade que até pouco tempo só considerava um padrão de beleza. Mel Soares do Blog @relaxaaifofa, conta que trabalha com autoestima, que ensina mulheres a se amarem independente do seu tamanho, ou biotipo, cor de pele ou cabelo.
“Todas as mulheres tem seu tipo de beleza, trabalhar isso é gratificante, não tem dinheiro que pague. O mercado precisa de mais mulheres falando sobre diversidade de beleza, as marcas precisam levar representatividade para todo mundo, a beleza é vasta demais para dizerem que só um padrão é válido”, opina.
Devido a deficiência do mercado na moda plus, Mel Soares criou sua marca cintos plus size e concilia com seu blog, elevando a autoestima de muitas mulheres. Nenhuma mulher deve ser privada do seu desejo de se sentir linda e sensual. O olhar no espelho deve ser repleto de admiração, porém nem sempre foi assim, no entanto Tatiana
Garcia revela que uma mulher por ser gorda e sexy usando uma lingerie especial.
“Eu sou uma pessoa que oscila muito de peso, eu comecei com as lingeries numa época em que eu estava com o peso muito alto e não encontrava nada que fosse bonito. Só aquelas calçolas com muito algodão, aquelas clássicas mesmo. Foi então que surgiu a ideia de fazer algo mais elaborado mais bonito, com rendas. Todas as nossas modelos são plus size, se a peça favorece o corpo da pessoa, ela vai ficar muito mais feliz, e consequente mais bonita, sem frustrações”, concluiu.
Dos tribunais para os cabides
Moda com responsabilidade também foi um dos temas da Pop Plus. Depois de advogar por 20 anos, Patrícia Oliveira, abandonou a carreira nos tribunais e se apaixonou pelo mundo da moda. Mas o seu desejo é que esse desafio refletisse no planeta de forma consciente.
“A primeira mudança que quis fazer na minha vida quando larguei a advocacia foi no meu guarda roupa. Eu só tinha aquelas peças surradas, como eu uso manequins 52 a 54 raramente a gente encontrava algo decente, na verdade, usava o que cabia em mim, nem conhecia meu estilo. Quando conheci a Pop Plus, foi maravilhosa a sensação, foi quase uma jornada espiritual, fui passando pelas marcas e as roupas me escolhendo”, conta.
“Naquele dia me senti em casa, eu descobri o poder da moda, a forma de comunicar e expressar diante do mundo. Esse lado psicológico da moda me encantou. Foi então que eu criei a Fruta Pão, uma marca totalmente ecológica, sustentável. Eu vi que é possível, a maioria das nossas roupas são feitas a partir de material reciclável, como as garrafas pets e algodão sem agrotóxico, entre outros. Hoje eu me sinto feliz desenvolvendo essa atividade em parceria com o meio ambiente”, declarou.
De acordo com Márcio Carneiro Alvarez, produtor do evento, a Feira Pop Plus, foi um sucesso, superou a estimativa de público que era 40 mil pessoas, ultrapassando 60 mil. “Estamos muito felizes com a recepção do público de Campinas, o festival foi lindo, essa combinação de moda com o festival do morango deu muito certo, a partir de 2020 a Pop Plus acontecerá mensalmente pelas cidades do estado de São Paulo, esperamos que continue sendo esse sucesso”, diz. O evento contou ainda com a participação de bandas, djs, houve danças e comidas típicas. Provavelmente quem passou por lá experimentou o gostinho de quero voltar ano que vem de novo.
*Núbia Istela é jornalista e repórter especial do Comando Notícia, foi à Campinas (SP) para cobrir a feira.
fotos: Núbia Istela/Comando Notícia