A Festa em louvor à Santo Antonio de Pádua prossegue com a programação neste final de semana. Na 39ª edição, a celebração tem como tema “Eu vim para servir porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em atos”. A comunidade pertence à Igreja Candelária. Confira a programação dos próximos dias. O encerramento será no dia 16, no outro final de semana.
A programação continua neste sábado, dia 8, com a trezena de Santo Antonio. No domingo, dia 9, a celebração da palavra começa às 18 horas. Durante a semana o horário é sempre às 19h30. Na segunda, dia 10, tem a missa com o padre Idario.
No dia seguinte, a trezena de Santo Antonio, assim como na quarta. Na quinta tem missa e procissão com a benção dos país e lírios de Santo Antonio. O encerramento será no final de semana. No sábado e no domingo, dias 15 e 16, acontecem as celebrações da palavra sempre às 18 horas. A Igreja fica na rua Pedro Gonçalves, 1283, no Centro.
Festa começou em 1982 para colaborar com a catequese
O projeto de construção da Igreja de Santo Antônio data das décadas de 1940 e 1950, com o pároco padre Antônio Janoni. Os tijolos foram doados por olarias próximas e a mão-de-obra era voluntária. A Comunidade veio a se constituir a partir da criação de um grupo de reza, em que as famílias se reuniam durante o mês de maio para rezar o Terço.
Em 1979, a capela chegou a ser utilizada como velório, devido à proximidade do cemitério e, além disso, não existia velório municipal. A primeira procissão e festa de Santo Antônio ocorreu somente em 1982; o objetivo era o de levantar fundos para a construção das salas de catequese.
Por seis anos, a Comunidade foi responsável pela catequese da antiga região de Saltinho. Hoje, a Igreja possui atividades pastorais de Catequese e Crisma (centralizadas na Matriz), Canto, Liturgia e a Pastoral da Pessoa Idosa, ligada à CNBB.