CidadesCulturaIndaiatuba

Festa do Chopp terá exposição de carros antigos e campo inflável de baseball

HUGO ANTONELI JUNIOR

Mais algumas atrações da Festa do Chopp foram divulgadas nesta quarta-feira (27). As principais são a exposição de carros antigos e um campo inflável de baseball para as crianças. A diretoria da Associação Cultural, Esportiva Nipo Brasileira (Acenbi) informou os pontos de troca dos ingressos por produtos de limpeza.

São eles o Bazar Ponto 1, Max Material de Construção, Nishi Eletrônica, Restaurante Sabor da Terra, Decor Gran – Mármores e Granitos. As trocas já podem ser feitas. No dia do evento, no Pavilhão da Viber (av. Tamandaré, Cidade Nova), a entrada custará R$ 10. Tanto na troca quanto no pagamento o ingresso dá direito a uma caneca. A festa está marcada para o dia 6 de abril (sábado), a partir das 18 horas. Mais informações pelo telefone: (19) 3834-2584.

Segundo Ricardo Kakazu, da Acenbi, o principal intuito do evento é manter os projetos em andamento. “Nós sempre trazemos novidades para o público como os food trucks e mantemos também as atrações tradicionais. Toda a renda é revertida para os projetos esportivos da Acenbi”, afirma. São esperados no evento entre três e quatro mil pessoas.

As atrações culturais serão o bon odori, taiko, além da banda Trinnes, que encerra a festa às 22 horas. Um inflável que simula um campo de baseball do projeto Little League é uma atração especial para as crianças. Cerca de 30 carros antigos também vão compor o evento em uma exposição. A comida japonesa está entre os destaques, além do chopp e o guaraná de metro.

Entidade. A Acenbi (Associação Cultural, Esportiva Nipo Brasileira de Indaiatuba), popularmente conhecida como NIPO, é uma entidade sem fins lucrativos voltada à colônia japonesa. Foi fundada em 7 de setembro de 1947, sob a liderança de Teruo Imanishi e outros japoneses aqui residentes na época.

Com mais de seis décadas, o espírito de amizade e paz, que os primeiros japoneses pregaram ao fundar a associação, perdura até hoje entre seus descendentes, que procuram dar continuidade aos trabalhos iniciados por eles. Desta ideologia, resultaram em diversos destaques dentro da comunidade nikkei. Por exemplo, na segunda geração (nissei), encontramos médicos, advogados, professores e pessoas qualificadas nas mais diversas áreas sociais.

Little League. A Little League Baseball and Softball é uma organização sem fins lucrativos com sede em South Williamsport, na Pensilvânia, Estados Unidos, que organiza ligas de beisebol juvenil e softball locais nos Estados Unidos e no resto do mundo. Começou a atuar no Brasil em 2018. Ao todo são mais de 2,4 milhões de atletas nos EUA e em vários países. É a maior liga de beisebol e softbol nos Estados Unidos e Japão.

fotos: arquivo/Acenbi