CidadesCultura

Festa do Figo e Expogoiaba começam nesta semana em Valinhos

A 71ª Festa do Figo e 26ª Expogoiaba terá 40 boxes de produtores no Pavilhão de Exposição e Vendas de Frutas, em Valinhos (SP). Visitantes terão à disposição vários sabores e aromas, do tradicional figo até caju, inclusive a nova uva pilar moscato. Vendidas diretamente pelo agricultor, os produtos terão preços atrativos, abaixo do mercado. os melhores exemplares colhidos a cada dia de festa, premiadas durante a exposição, serão leiloadas aos domingos, às 13h.

No pavilhão haverá as vedetes da Festa, figo, goiaba, e também uva, manga, pitaia, caju, caqui, seriguela, lichia, figo da índia e muitos outros. Tradicionalmente, a exposição de frutas traz vistosas caixas de figo e goiaba, acompanhadas de outras frutas que se destacam na plantação dos agricultores.

Para participar, o produtor rural deve seguir alguns quesitos. “As regras compreendem a embalagem, a uniformidade de tamanho dos frutos na caixa, tamanho dos frutos em relação às outras caixas e coloração”, enumerou o presidente do Sindicato Rural, Pedro Pellegrini. Segundo o sindicato, responsável pela montagem da exposição de frutas, há cerca de 10 produtores que participam da exposição e leilão.

Os produtos expostos são vendidos no sábado à noite e domingo. Já o leilão está marcado para os domingos, sempre às 13h. “Há um preço inicial e leva quem der o maior lance, dependendo do público. São valores muito justos por frutas de excelente qualidade”, explicou. O leilão é uma das mais tradicionais atrações dos 71 anos da festa e a participação é aberta a todos os visitantes.

Figos e goiabas

Na colheita 2018/2019, a produção de figpo movimentou cerca de R$ 9 milhões e a goiaba R$ 60 milhões em Valinhos. Os dados oficiais do Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária do Estado de São Paulo (LUPA) 2017 apontam em torno de 168 hectares de figo e 310 hectares de goiaba em Valinhos. A cidade conta com 84 produtoras de figo e 185 de goiaba

Além das tradicionais frutas produzidas na cidade, a Festa do Figo e Expogoiaba traz sempre novidades do mundo da fruticultura para apresentar novos produtos ao consumidor que poderão ser incluídos no cultivo local. “Já é o terceiro ano em que a Associação Paulista dos Produtores de Caqui (APPC), da cidade Pilar do Sul, traz para a festa de Valinhos a uva pilar moscato, que se destaca pelo alto teor de doçura”, disse Pellegrini.

Serviço:
71ª Festa do Figo e 26ª Expogoiaba
De 18 de janeiro a 2 de fevereiro
Local – Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini
De quarta a sexta-feira das 17h às 22h30, sábados e domingos a partir das 9h
Dia 20/01 – Feriado Municipal – Dia de São Sebastião – das 17h às 22h30
Entrada franca