Festival reúne orquestras, instrumentistas e estudantes em Indaiatuba – Comando Notícia
CidadesIndaiatubaPolícia

Festival reúne orquestras, instrumentistas e estudantes em Indaiatuba

A 6ª edição do Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn), que reúne o melhor da música clássica, começa neste domingo, 20. Na programação, concertos com entrada gratuita, sediados na Sala Acrísio de Camargo, e oficinas com profissionais renomados nos mais diversos instrumentos, entre eles violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarinete, trompete e percussão.

Orquestra Sinfônica de Indaiatuba abre as apresentações do EMIn no domingo, às 19h, com obras que transitam pelo universo fantástico: a abertura da ópera A Flauta Mágica de Mozart e Sonho de uma noite de verão de Mendelssohn, além do Concerto no.1 de Weber para clarinete, que apesar de não ter um tema explícito como as peças de Mozart e Mendelssohn, apresenta um ambiente parecido, transitando entre os estilos clássico e romântico. A noite conta com participação do clarinetista Ovanir Buosi.

Na segunda-feira (21), a partir das 20h, será a vez da Orquestra Sinfônica da Unicamp que, sob regência da maestrina Cinthia Alireti, abre o concerto com Fantasia Pastoral Húngara, de Franz Doppler. Em seguida interpreta o Romance para Violino nº 2, de Beethoven. Composto em 1802, a obra soa como uma delicada carta de amor, escrita no início do período romântico, já revelando a sensibilidade e o lirismo que marcariam o século 19.  A noite se encerra com a grandiosa e profundamente emocional Sinfonia nº 4 em ré menor (1851), de Robert Schumann, considerado um dos compositores que mais incorporaram o espírito poético na música clássica. O evento tem participação dos solistas Cláudio Micheletti (Violino) e Rogério Wolf (flauta transversal).

Na terça (22) será realizado o Recital dos Professores com participação de alguns alunos apresentando peças de câmara, e na quarta-feira, 23, o Concerto de Encerramento do EMIn com as duas orquestras (Sinfônica e Acadêmica) e as Cameratas de Cordas – formadas durante as oficinas. O concerto contará ainda com a participação especial de Gabriela Queiroz (violino) e Paulo Ronque (trompete), que atuarão como solistas convidados. Todas as atrações acontecem na sala Acrísio de Camargo, no Ciaei, e tem entrada gratuita e por ordem de chegada. Os dois concertos terão início às 20h.

CAPACITAÇÃO Pensado para ser verdadeiramente um encontro entre grandes nomes da música, alunos de todo o Brasil e a comunidade local, além das atividades artísticas, o EMIn promoverá oficinas voltadas para a formação e desenvolvimento com profissionais renomados nos mais diversos instrumentos, entre eles violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarinete, trompete e percussão. A novidade desta edição é uma oficina especial de capacitação para atendimento de pessoas com deficiência (PCDs).

As inscrições para as atividades pedagógicas foram realizadas previamente e se encerraram no dia 30 de junho, com mais de 400 candidatos. “Recebemos um número recorde de 430 inscrições. São estudantes de todo o Brasil que estarão em Indaiatuba para quatro dias de uma verdadeira imersão musical. Durante o EMIn serão oferecidas gratuitamente 18 oficinas e masterclasses ministradas por alguns dos maiores nomes da música orquestral brasileira”, destaca o maestro e diretor artístico da Sinfônica, Paulo de Paula.

Mais do que um simples evento, o 6º Encontro Musical de Indaiatuba (EMIn) é uma iniciativa cultural viabilizada pelo Ministério da Cultura através da Lei Rouanet, com recursos captados por meio de incentivo fiscal. É realizado pela AMOJI (Associação Mantenedora da Orquestra de Indaiatuba), em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio das empresas TuberfilPlastek e John Deere, e tem apoio da MMídia e Atom Lab.

Todos os concertos do evento têm entrada gratuita e acontecem na sala Acrísio de Camargo (Ciaei), localizada na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665, Jardim Regina, Indaiatuba (SP). Mais informações pelo telefone (19) 99937 2410 ou por e-mail no endereço produçã[email protected].

SERVIÇO

6º EMIn (Programação Artística)

Orquesta Sinfônica de Indaiatuba
Data
 20/07 l Horário 19h
Regência: Paulo de Paula 
Solista convidado Ovanir Buosi (Clarinete)

Orquestra Sinfônica da Unicamp
Data 
21/07 l Horário 20h
Regência: Cinthia Alireti 
Solistas convidados: Cláudio Micheletti (violino) l Rogério Wolf (Flauta Transversal)

Recital dos Professores
Data 22/07 l Horário 20h

Concerto de encerramento
Data 23/07 l Horário 20h

Orquestras Sinfônica do 6º EMIN
Regente Paulo de Paula l Solista convidada: Gabriela Queiroz (violino)

Orquestra Acadêmica do 6º EMIN
Regente Anderson Vargas l Solista convidado Paulo Ronqui (trompete)

Cameratas de Cordas do 6º EMIN
Coordenadores Alfredo Rezende, Jéssica Bededcte, Joseane Porfírio e Cláudia Nascimento

Local Sala Acrísio de Camargo (Ciaei) – Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 3665 – Jardim Regina, Indaiatuba (SP) – MAPA AQUI 
Mais informações (19) 99937 2410 l produçã[email protected]

Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público

 

Com informações: Samanta de Martino-Armazém da Notícia
 
Foto: Daniel Cardoso