CidadeseducaçãoIndaiatuba

FIEC e SEW-Eurodrive Brasil firmam convênio para a implantação da Indústria 4.0

Parceria promove formação técnica de alta qualidade em Indaiatuba

Na tarde desta segunda-feira (11/09) a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC) realizou as aulas inaugurais dos cursos de pré-vestibular, que obteve 21 matriculados na turma,  e o extracurricular de cuidador de idosos com 43 pessoas inscritas.  Na ocasião, foi firmado o convênio com a empresa industrial SEW-Eurodrive Brasil para garantir o conteúdo profissionalizante da Indústria 4.0, na autarquia. A ideia é oferecer conhecimento tecnológico de qualidade ofertando conhecimento prático sobre  robótica, análise de dados computacionais na produção, interação entre elementos mecânicos e eletrônicos, Internet das Coisas, veículos logísticos autônomos e diversas outras soluções que compõem o futuro da produção industrial no mundo.

A primeira turma, desta parceria, foi a de Mecatrônica Industrial 4.0  que conquistou a certificada pelo MEC. As aulas iniciaram no mês de julho com 39 alunos matriculados. E agora, com a parceria formalizada, a tendência é a abertura de mais turmas e, com isso, a geração de mais empregos “A FIEC é uma escola referência em ensino técnico e profissinalizante com capacidade de atender as necessidades de formação das empresas. É visível o empenho da Fiec em inovar e buscar cada vez mais recursos para ampliar seu atendimento e melhorar ainda mais a qualidade do ensino”, pontua o Secretário de Governo, Luiz Alberto Pereira Cebolinha, que esteve no evento representando o prefeito, Nilson Gaspar.

Desta forma, a cidade de Indaiatuba se torna um hub nacional de formação para profissionais das indústrias do futuro, gerando um benefício econômico e social para toda a economia brasileira. “Por meio da assinatura deste termo a cidade de Indaiatuba ganha ainda maior relevância para a indústria brasileira, por meio da fundação de educação e cultura. Com os debates de neoindustrialização, Indaiatuba se posiciona na ponta de lança das perspectivas de futuro para o setor industrial”, afirma o superintendente da Fiec, Geraldo Garcia .

Para o Diretor-Geral da SEW-EURODRIVE BRASIL, Alexandre dos Reis, “a indústria está indo na direção do 4.0. E o mercado é muito carente de mão de obra. Não há escolas especializadas em formar o profissional preparado para digitalização de indústrias, sistemas de robótica e operação de AGVs, por exemplo. Montamos essa parceria com a FIEC para fazer essa formação. Há poucas iniciativas assim no Brasil, e da maneira como faremos com a FIEC, será a única em todo o país”.

A parceria prevê a construção de um laboratório de tecnologias industriais 4.0. Neste laboratório, a SEW-EURODRIVE BRASIL irá fornecer equipamentos e sistemas para profissionais de todo o Brasil aprenderem na prática.

“Através desse curso trabalhado a quatro mãos, nós podemos fazer a capacitação dos colaboradores da SEW bem como a capacitação de todos os alunos da FIEC, beneficiando tanto a empresa como a comunidade indaiatubana como um todo”, diz Lucas Konishi, Coordenador de Mecânica, Automação Industrial, Eletroeletrônica e Mecatrônica da FIEC.

Foto:Alex Jegorow RIC/PMI