CidadeseducaçãoIndaiatubasaúde

FIEC realiza devolutiva do Programa Aluno Saudável

FIEC apresenta devolutiva do Programa Aluno Saudável no Dia Mundial da Saúde

A Prefeitura Municipal de Indaiatuba, em parceria com a Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura (FIEC), comemorou o Dia Mundial da Saúde (7 de abril) promovendo a devolutiva do Programa Aluno Saudável. O evento contou com a presença do prefeito de Indaiatuba Dr. Custódio Tavares, da superintendente da FIEC Rita de Cássia Transferetti, da diretora pedagógica Renata Rotella Magalhães, do vice-diretor Samuel Moreira da Silva, além das coordenadoras dos cursos de Nutrição Janaina Madruga Morais Ferreira, de Enfermagem Andreza Nabarrete e o professor de análises clínicas Anderson da Silva Rosa (Clark).

Na abertura, a superintendente destacou a importância do programa para a promoção da saúde a longo prazo e sua singularidade como uma iniciativa pioneira na área educacional, pouco encontrada em outras instituições de ensino. O prefeito de Indaiatuba, Dr. Custódio Tavares, enfatizou a relevância da prevenção e dos cuidados contínuos com a saúde, parabenizando a FIEC pela iniciativa que integra educação e bem-estar.

Na sequência, as coordenadoras Andreza e Janaína apresentaram os resultados do programa que avaliou 394 alunos distribuídos em 14 turmas dentre os cursos técnicos e tecnólogo da FIEC e das turmas que entraram recentemente pelo PRONATEC. Entre os principais indicadores observados estão:

  • Pressão arterial:
    • 37,8% registraram alguma alteração na pressão arterial, sendo14,5% pré-hipertensão e 23,4% hipertensão nos graus I, II ou III.
  • Índice de Massa Corporal (IMC):
    • 48,7 % apresentaram alterações no IMC, sendo 12,4% com baixo peso, 20,6% com sobrepeso e 15,7% considerados obesos.
  • Circunferência abdominal:
    • 30,7% apresentaram risco aumentado para complicações metabólicas.
  • Glicemia:
    • 13,7% apresentaram alguma alteração na glicemia, sendo 8,4% pré-diabetes, 2% diabetes e 3,3% hipoglicemia.

 

Além das avaliações de saúde também foram realizadas atividades educativas, incluindo orientações sobre hábitos saudáveis, alimentação balanceada e a importância da atividade física.
Com os resultados de tipagem sanguínea, o professor Clark, de análises clínicas, reforçou a importância da doação de sangue, apresentando a campanha que ocorre na Fiec.

Além disso, para os casos de alteração da acuidade visual identificados durante as avaliações, caso o aluno não possua oftalmologista de referência, a equipe do Programa Aluno Saudável, em parceria com a Secretaria de Saúde, viabiliza o adiantamento das consultas com essa especialidade. Para as demais necessidades médicas, os alunos são orientados a procurar as unidades básicas de saúde de referência conforme seu endereço de residência. Caso encontrem dificuldades de acesso às consultas, podem recorrer aos coordenadores responsáveis pelo programa para alinhar com a Secretaria de Saúde e garantir o apoio necessário aos estudantes.

O Programa Aluno Saudável reflete o compromisso da FIEC em promover não apenas a educação acadêmica, mas também o desenvolvimento integral dos seus estudantes, fortalecendo ações preventivas de saúde para garantir o futuro dos mesmos.

Com informações: Assessoria-PMI

Foto: Juliana Wolf – Comunicação FIEC