CidadesIndaiatuba

Fiec terá doação de sangue neste sábado

Preimeira doação de sangue de 2021, realizada na Fiec em parceria com o Hemocentro/Unicamp.

A Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura- Fiec, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia da Unicamp, realiza neste sábado, 24 de abril, a campanha mensal de doação de sangue, na unidade da Fiec do Jd. Regina.

Dentre as medidas de segurança e de proteção dos doadores contra o coronavírus (Covid-19), a Fiec com orientação do Hemocentro, realizará a distribuição de senhas online e limitadas distribuídas nos horários das 8h30, 9h, 10h, 10h30 e 11h.

O cadastro no sistema para retirada da senha online estará disponível a partir desta quinta-feira (22), através do link  https://processoseletivo.sophia.com.br/SophiA_5/Default.aspx?escola=6462

Para ser um doador é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto. Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos, não estar em jejum; evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não poderá ser doador o candidato que nos últimos 30 dias tenham retornado de viagem ao exterior, ou que tenham tido sintomas respiratórios, incluindo gripe ou febre. Além disso, o ato da doação fica restrito para pessoas que tenham se vacinado contra gripe há menos de 2 dias (48h),  estejam em tratamento odontológico, não tiver parceiro (a) fixo (a), pesar menos de 50 quilos, tiver feito endoscopia há menos de seis meses, tiver colocado piercing ou feito tatuagem há menos de um ano, for diabético, se tiver ingerido bebida alcoólica na noite anterior e fumar horas antes.

O candidato que já tenha se vacinado contra a covid-19, fica impedido de doar sangue nos prazos de, 48 horas (após cada dose) para a CoronaVac e 7 dias (após cada dose) para a vacina da AstraZeneca. Neste caso, deverá ser apresentado o comprovante de vacinação.

O Hemocentro ainda orienta que, candidatos que estejam aptos e que tenham 60 anos ou mais, não compareçam à doação de sangue devido a limitação do isolamento social. Existem vários critérios que são avaliados no dia da doação e que podem (impedir), levar a inaptidão. Dúvidas pontuais como o uso de medicamentos, procedimentos invasivos recentes, viagens, etc, serão avaliadas na triagem.

Com informações: Prefeitura Municipal de Indaiatuba