Cidades

Finados: mais de 26 mil pessoas devem passar pelos cemitérios

INDAIATUBA – O Feriado de Finados deve levar mais de 26 mil visitantes aos cemitérios da Candelária (Taipas e Pedras) e Parque dos Indaiás entre os dias 1º e 2 de novembro. A Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente espera um aumento no movimento já no início da semana. Na Candelária, os portões dos cemitérios estarão abertos todos os dias das 7h às 17h.

No Cemitério dos Indaiás, a Administração também atenderá no mesmo horário. Agentes da Saúde estarão nos cemitérios fazendo abordagem de visitantes e vistorias nos túmulos para evitar criadouros do mosquito da Dengue. Na semana seguinte ao feriado, também estarão fazendo vistorias nos cemitérios.

A partir de segunda-feira (30) o Departamento de Trânsito da Secretaria de Obras e Vias Públicas fará o acompanhamento do movimento na rua Candelária, nas proximidades dos cemitérios, para verificar a necessidade de interdição da quadra, antes do feriado. No Dia de Finados, o trecho onde estão as portarias dos cemitérios ficará interditado das 7h às 18h. A medida é necessária para evitar acidentes em virtude do grande volume de pessoas que circulam pelo local nessa data.

Todos os floristas que ocupam as vagas demarcadas na frente dos cemitérios estão devidamente cadastrados para o trabalho e não é permitido qualquer tipo de comércio ambulante no local sem a devida licença.

Missas

Para os visitantes que quiserem participar das missas nas capelas internas dos cemitérios, as paróquias da cidade farão as celebrações em quatro horários.

No Cemitério da Candelária as missas acontecem às 8h, às 10h e às 16h, sob a responsabilidade da Paróquia Santa Rita de Cássia.

No Cemitério Parque dos Indaiás, a missa das 8h será celebrada pela Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro; das 10h, pela Paróquia São Francisco de Assis, e das 16h pela Paróquia Nossa Senhora da Candelária.

No Cemitério Jardim Memorial, que é particular, as missas acontecerão às 15h, com a Paróquia Santo Antonio, e às 17h, com a Paróquia Santa Teresinha.

Foto: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia