CidadeIndaiatuba

Flor-de-São-João trata vitiligo e age como antidepressivo

Com flores laranjas e vistosas, a trepadeira flor-de-são-joão (Pyrostegia venusta) chama atenção pelas flores coloridas que contrastam com o cinza do cenário urbano, onde ocorre. Mas além de beleza, a planta se destaca na medicina, como remédio natural.

De acordo com Jannaína Velasques, professora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), as folhas, raízes e flores têm uma série de propriedades que são aliadas à saúde. “Ela atua como antidepressivo, é também ótima para melhorar asma, bronquite e outros problemas respiratórios típicos de gripes e resfriados. A planta tem ainda função anti-inflamatória e cicatrizante. Artigos sobre a espécie dão conta que ela tem propriedades pigmentantes que são cada vez mais exploradas por indústrias farmacêuticas e cosméticas para tratar vitiligo”, detalha.

As propriedades da planta podem ser aproveitadas no consumo de chás, assim como em cápsulas, gel e cremes, produtos vendidos em farmácias naturais.

 

As flores em tons de laranja aparecem nos meses de junho e julho, época das tradicionais festas brasileiras — Foto: Arquivo TG

As flores em tons de laranja aparecem nos meses de junho e julho, época das tradicionais festas brasileiras — Foto: Arquivo TG

 

Sobre a espécie

O nome popular flor-de-São-João indica o principal período de floração da espécie, que costuma acontecer entre os meses de junho e julho, marcando a época dos tradicionais ‘arraiás’. “Além disso, o nome científico Pyrostegia venusta faz referência ao fogo, devido à cor laranja vibrante da floração, que lembra a chama”, diz Jannaína.

Muito comum e de fácil adaptação a diferentes solos, a espécie ocorre em praticamente todo o território brasileiro, sendo abundante no Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do país. Fora do Brasil, pode ser encontrada no sul do Paraguai e nordeste da Argentina, nas Guianas, no Suriname, Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia.

Flor-de-São-João é espécie rica em propriedades medicinais — Foto: Giselda Person

Flor-de-São-João é espécie rica em propriedades medicinais — Foto: Giselda Person

 

Florada exuberante

A inflorescência da espécie resulta em 15 a 20 flores, muito utilizadas de maneira ornamental. Por ser uma trepadeira, essa planta tem ainda outra característica: usa árvores como apoio para se desenvolver.

Normalmente a flor-de-São-João aparece em beiras de rodovias, mas pode ser vista também em grandes centros urbanos, em jardins, praças e canteiros.

Espécie é encontrada com facilidade na beira de estradas rurais — Foto: Arquivo TG

 

Polinizadores

Além de colorida e vistosa, a flor da espécie é rica em pólen, alimento de polinizadores como borboletas, abelhas e beija-flores.

 

 

 

Com informações de Agência Brasil.