Política

Focado nos comércios, Edvaldo Bertipaglia analisa mandato 2017

HUGO ANTONELI JUNIOR

INDAIATUBA – Vindo da experiência no setor privado, o vereador Edvaldo Bertipaglia (PSB) conversou com o Comando Notícia e falou sobre o primeiro ano de mandato na Câmara. Já exibimos uma entrevista com o presidente da casa, Hélio Ribeiro (PSB), e com o líder da oposição, Alexandre Peres (SD), e com Arthur Spíndola (PV). Nas próximas semanas, o CN divulga o balanço de nove dos 12 vereadores de Indaiatuba, pois três, Figura (PP), Massao (DEM) e Chiaparine (PMDB) não responderam.

“Acredito que foi um bom ano. Um ano para aprender mais sobre todos os processos envolvidos na Câmara Municipal e colocar em prática ideias que tinha e que nos foram possíveis, devido as limitações legais que temos. Digo isso pois percebemos que nem tudo que temos em mente podemos implementar, já que não são atribuições de um vereador. Mas podemos tomar algumas iniciativas para melhorar a vida da população e meu gabinete tem trabalhado nesse sentido”, analisa.

Edvaldo afirma que usou as redes sociais para interagir com as pessoas. “Iniciei meu mandato implementando o gabinete online. A pessoa que não tem tempo para vir à Câmara, pode entrar em contato e apresentar sua demanda através do nosso telefone WhatsApp. Também apresentamos o projeto de lei que determina que após as 22 horas e antes das 6 horas, em dias úteis. finais de semana ou feriados, passageiros com mais de 60 anos e mulheres, que usam o transporte coletivo urbano de passageiros podem optar pelo local mais seguro e acessível para desembarque, visando a segurança dos usuários”, diz.

Ele ainda fala sobre outros projetos que desenvolveu neste ano como o que criou em conjunto com o vereador Hélio Ribeiro (PSB), a Semana Municipal do Empreendedorismo e Inovação e o Projeto Bairro Empreendedor. “Sempre buscando estimular a cultura empreendedora através de ações junto à comunidade dos bairros, por um comércio mais forte, mais vendas e mais empregos. Fizemos parcerias com o Governo Estadual e a Prefeitura para cursos de qualificação, como a Carreta Via Rápida e o Programa Instalador Amigo, para preparar e capacitar as pessoas ao mercado de trabalho”, afirma.

Tem projetos na parte cultura, como o Projeto da Música Acústica, para conseguir que os bares e restaurantes de nossa cidade sejam classificados quanto ao tipo de estrutura de som que podem comportar. “Facilitando a emissão de alvarás para música ao vivo. Nesses tempos turbulentos de economia, precisamos criar mecanismos que ajudem as pessoas a trabalharem e esse ramo de entretenimento gera muitos empregos, seja para músicos ou dentro dos estabelecimentos. Espero também que consigamos uma resposta positiva a indicação do Iptu Fácil, que será uma ótima ação de estímulo a compra no comércio de Indaiatuba.”

edvaldo hot flowers equipe gabinete

Mais vereadores e melhorias na cidade

O empresário diz que não viu erros na legislatura. “Como administrador enxergo as questões com determinado ponto de vista que no setor público não se tem. Por isso não acho que tenha cometido algum erro marcante. Porém, aprendi muito sobre o que é realmente a função de um vereador e o que nos é possível ou não fazer”, informa.

A principal área que defende e que continuará defendendo é o emprego. “O momento econômico do País é delicado e o que mais as pessoas precisam é de um trabalho que permita que cuidem de suas famílias. Por isso que comecei a dedicar tanta energia e tempo ao comércio e o empreendedorismo da cidade em geral.”

Bertipaglia não pretende ser candidato no ano que vem e diz que mudou de ideia sobre a Câmara ter mais vereadores. “Antes de iniciar meu mandato e conhecer o funcionamento da Câmara, eu acreditava que a casa comportaria 17 vereadores. Mas agora não acho. É muito difícil alinharmos as ideias com 12, com 17 seria muito mais complicado, o que travaria muitas questões importantes, tanto do Poder Legislativo, quanto do Executivo. Isso sem mencionar toda a mudança estrutural no prédio e com quadro de funcionários”, analisa.

Para o futuro, Edvaldo elogia a administração, mas lista problemas. “Tudo pode melhorar. Penso que somos muito bem administrados em todas as áreas. Basta olharmos nossa cidade em comparação a muitas outras. Nossa saúde tem problemas, mas moradores de outras cidades vem se tratar aqui. Nossa segurança tem baixos índices de crimes e alto número de resoluções desses crimes, por todo investimento em preparação de guardas e tecnologia”, diz.

O vereador encerra com votos. “Quero desejar a todos boas festa  e um 2018 repleto de saúde, harmonia e conquistas. 2017 foi um ano de muito trabalho e aprendizado e em 2018 daremos continuidade. Quero salientar que meu gabinete se encontra a disposição da população para ideias e sugestões.”

fotos: arquivo/Comando Notícia/Câmara