campinasCidadesPolícia

Forças de segurança pública e EMDEC realizam a primeira operação ITER CRIMINIS (Caminho do Crime) do ano em Viracopos

A operação tem como objetivo o combate e repressão de ações criminosas no aeroporto, através da fiscalização de carros e motos
 
 

Órgãos de segurança pública realizam na noite desta sexta-feira (19/02) a 1ª Operação Iter Criminis (Caminho do Crime) de 2023 nas principais vias de acesso do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). A ação terá duração de aproximadamente quatro horas e meia, sendo iniciada às 19h. Os resultados completos da operação serão divulgados pelas instituições na manhã deste sábado (20).

A operação teve participação da Federal, Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Guarda Municipal de Campinas e Polícia Civil), EMDEC, AB Colinas e das Gerências de Segurança e de Operações do Aeroporto de Viracopos.    



Ao todo, foram instalados 5 pontos nas entradas e saídas do aeroporto, nos quais os agentes de segurança pública fiscalizaram documentos dos veículos e dos condutores.



Na avaliação das forças de segurança e da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos a operação foi considerada um sucesso e deve acontecer outras vezes com o objetivo de coibir crimes e a circulação de veículos irregulares nas vias do aeroporto.    

As forças de segurança pública utilizaram pelos menos 100 pessoas (entre policiais e funcionários do aeroporto) e 50 viaturas e motos para realizar os dois bloqueios nas vias de saída do aeroporto.



Histórico da Operação

Ao longo de 2022, foram realizadas 3 Operações Iter Criminis (Caminho do Crime) que, somadas, resultaram na fiscalização de mais de 250 veículos entre carros e motos, mais de 120 aplicações de multas, apreensão de 15 veículos e a prisão de 2 indivíduos.