
Após semanas marcadas por ondas de frio intenso, o clima no estado de São Paulo está prestes a mudar de forma significativa. A previsão indica uma virada atmosférica, com a chegada de uma massa de ar quente que deve elevar as temperaturas para níveis acima da média em diversas regiões.
Segundo a MetSul Meteorologia, o Centro-Sul do Brasil enfrentará um período de calor atípico para esta época do ano. A previsão é confirmada pela Climatempo, que aponta temperaturas elevadas nos próximos 15 dias.
“As próximas duas semanas devem apresentar um padrão atmosférico radicalmente distinto, com o frio intenso dando lugar a um período de temperaturas acima — e, em alguns dias, muito acima — da média, com dias de calor, em alguns casos intenso”, destaca o boletim da MetSul, que lembra que agosto costuma ser um mês de extremos.
Embora o frio ainda esteja presente em algumas áreas, os modelos meteorológicos indicam que os próximos dias podem superar as expectativas. Em alguns anos, as máximas chegaram a ficar até 15°C acima do normal para o período. De modo geral, a tendência é de elevação nos termômetros ao longo de agosto, especialmente nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul do país.
Segundo o Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), “junho e julho são os meses mais frios do ano, e as temperaturas já voltam a subir em agosto”, explica o centro.
Dados médios reforçam essa tendência de aquecimento. Em agosto, a temperatura mínima média é de 13,5°C, a média geral é de 20,4°C e a máxima média chega a 27,2°C. Em setembro, com o fim do inverno no final do mês, as temperaturas sobem ainda mais. Segundo o Cepagri, a mínima média passa para 15,8°C, a média geral para 22,2°C e a máxima média alcança 28,5°C.
Em Campinas, por exemplo, a Climatempo prevê a chegada do calor intenso já no sábado (16), com máximas que podem ultrapassar os 27°C. A elevação será gradual ao longo da semana:
Terça-feira (12): mínima de 9°C, máxima de 23°C
Quarta-feira (13): mínima de 11°C, máxima de 26°C
Quinta-feira (14): mínima de 11°C, máxima de 24°C
Sexta-feira (15): mínima de 12°C, máxima de 24°C
Sábado (16): mínima de 14°C, máxima de 27°C
Domingo (17): mínima de 15°C, máxima de 28°C
—
Onda de frio intenso chega ao fim nesta semana
A onda de frio iniciada na semana passada chega ao fim nos próximos dias. No entanto, antes da instalação definitiva do calor, uma nova frente fria deve passar pelo estado de São Paulo. A situação é citada pela MetSul, pela Climatempo e também pelo Cepagri da Unicamp.
“A expectativa para quinta e sexta-feira é que a passagem de uma frente fria pelo oceano, embora não vá causar chuvas ou queda nas temperaturas na região, estabilize as temperaturas em torno de 12 a 25°C, mas ventos moderados a fortes deverão baixar a sensação térmica”, destaca o texto publicado pelo centro.
Com o afastamento da frente fria, as temperaturas devem subir de forma mais expressiva a partir do fim de semana, marcando o início de um período de calor fora de época, com características típicas do verão.
Com informação: ACidade ON