CidadesIndaiatuba

Frio é esperança de comerciantes para aumentar as vendas no Dia dos Namorados

JOSEANE MIRANDA

O frio que chegou a Indaiatuba (SP) neste início de mês de junho anima comerciantes da cidade para as vendas no Dia dos Namorados que será comemorado na próxima quarta-feira, dia 12. Pelo menos é o que aposta a Associação Comercial e Industrial de Indaiatuba (ACIAI).

“Os comerciantes de Indaiatuba conveniados à ACIAI estão com os estoques preparados cheio de novidades que esperam atender variados gostos e estilos”, afirma o presidente da entidade Antonio Aparecido Pereira. “A expectativa de vendas para o comércio na data é de um crescimento de 4,5% a 7,9% com relação ao mesmo período do ano passado. Apesar de o cenário econômico brasileiro apresentar aspectos negativos, o crescimento é considerado bom para os lojistas”, explica o presidente da Aciai.

 Para a Aciai o Dia dos Namorados pode ser melhor em volume de vendas que o Dia da Mães, cujas vendas ficaram abaixo do esperado em Indaiatuba. “Sabemos que a data [Dia dos Namorados] não se restringe somente aos
namorados. Casais já oficializados também aproveitam a oportunidades da data para sair um pouco da rotina e presentear é manter vivos os bons momentos do relacionamento”.

No sábado (8) que antecede o Dia dos Namorados as lojas conveniadas à Aciai do Centro da cidade e outras localizadas em avenidas importantes como Francisco de Paula Leite, Ário Barnabé estão sendo aconselhadas a funcionar em horário especial no sábado (8) até às 18 horas.

Os setores que devem apresentar maior procura são os de vestuário, acessórios, eletrônicos, joalherias, calçados, floricultura, perfumarias e restaurantes. A Associação Comercial de Indaiatuba em conjunto com os comerciantes tem investido em treinamentos para melhorar o atendimento para os consumidores de Indaiatuba e toda a região. Atualmente, são cerca de 600 associados à entidade.

DIA DAS MÃES

As vendas no Dia das Mães, que sempre ocupam a segunda posição no ranking anual ficando atrás apenas do Natal, tiveram resultado abaixo do esperado em Indaiatuba apesar de registrar um crescimento entre 2% e 5,5%, segundo o presidente da ACIAI. 

O crescimento em relação a data no ano de 2018 foi metade do previsto. A expectativa era que o faturamento das lojas conveniadas à ACIAI crescesse entre 5% e 10%. Aparecido afirma que podem ter contribuído para o resultado tímido “a incerteza na economia e na política” no início de maio.

Os consumidores optaram por comprar presentes com preços mais acessíveis o que contribuiu para o resultado. Em média o valor do ticket de compras para o Dia das Mães ficou entre R$ 60,00 a R$80,00 na cidade. Os produtos mais vendidos foram os de vestuário, calçados, acessórios, perfumes. Comércios como floricultura e restaurantes também tiveram uma ótima procura na data.

foto: divulgação