CidadesIndaiatuba

Fundituba é vendida para a Castertech Fundição e Tecnologia

A Castertech Fundição e Tecnologia, uma das controladas das Empresas Randon, concluiu a compra da Fundituba Indústria Metalúrgica, de Indaiatuba (SP), empresa que pertencia ao Grupo Stedile, de Caxias do Sul. A negociação já recebeu a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), mas os valores do negócio não foram informados.
 
Com essa aquisição, a Castertech amplia a capacidade e flexibilidade de produção de peças fundidas para em torno de 65 mil toneladas por ano. “Além da ampliação da capacidade produtiva, vamos aprimorar a logística da companhia, com a implementação de uma unidade de negócios em São Paulo, fortalecendo a participação no mercado de autopeças”, destaca Eduardo Dalla Nora, diretor de Suspensão e Rodagem das Empresas Randon.
 
Com a nova Castertech Indaiatuba, a expectativa é gerar até 150 postos de trabalho, quando a unidade atingir a sua capacidade máxima produtiva. Especializada em soluções de sistemas de rodagem e suportes fundidos e usinados, a Castertech tem uma trajetória de acelerado crescimento. Em operação desde 2009, com sede em Caxias do Sul, a companhia surgiu, inicialmente, para atender as necessidades internas das Empresas Randon.
 
Hoje, fornece seus produtos para montadoras de caminhões e ônibus, fabricantes de semirreboques, sistemistas automotivos, para o setor agrícola e mercado de peças de reposição. “Os movimentos de expansão da Castertech estão em linha com as necessidades e oportunidades de mercado. A nova aquisição significa que conquistamos uma posição logística estratégica para a produção e distribuição dos produtos de sistemas de rodagem e potencializa as sinergias entre os negócios já existentes”, reforça o vice-presidente executivo e COO das Empresas Randon, Sergio Carvalho.
 
História
 
A Fundituba foi fundada pela Yanmar, que inaugurou a primeira fábrica de motores diesel de pequena potência no país, denominada Yanmar Diesel Motores do Brasil S/A, na cidade de Indaiatuba, a 100km da capital paulista, em 1960.
 
Em 2001, a empresa passou por uma reestruturação das divisões internas, tendo decidido por continuar comercializando no Brasil apenas as linhas de motores estacionários e náutica.

Em meio a isso, o grupo Francisco Stédile, grande nome na agricultura nacional e que conta com a Agrale em seu portfólio, fundou a empresa Agritech. Com isso,  a divisão agrícola e a Fundituba foram transferidas para a empresa então criada Agritech Lavrale, que se tornou responsável pela produção e comercialização dos tratores e motocultivadores no Brasil, além da divisão de fundição.

 
Foto: Reginaldo Rodrigues/Comando Notícia