A Prefeitura de Indaiatuba por meio do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) promove no próximo dia 31 de agosto, às 14h, no Ciaei, Jardim Regina, a 5ª Gincana Cultural. Em 2017, os integrantes dos grupos farão uma homenagem à Telenovela Brasileira. O evento tem como objetivo mostrar que talento não tem idade, que a cultura transforma o ser humano, que a criatividade e a motivação estão presentes em todas as etapas da vida. O evento é gratuito e aberto a toda população
A presidente Enides Nogueira Lopes Cruz explicou que procura realizar ações em prol da terceira idade. “Nós visamos à integração entre as pessoas, além de proporcionar uma tarde de alegria e muita diversão”.
A educadora física e coordenadora do projeto Vida Feliz do Funssol, Maria das Graças Araújo Mássimo informou que em 2017, os integrantes dos grupos soltarão a imaginação para homenagear a telenovela brasileira, que faz parte do nosso cotidiano há décadas. “As telenovelas continuam fazendo parte do nosso imaginário. Elas nos fazem sorrir, chorar e nos emociona diariamente. As historias muito parecidas com as quais vivemos no nosso dia a dia”.
Todos os participantes receberão medalhas e certificados, ao final de cada apresentação.
São apoiadores do evento as secretaria de Cultura, Educação, Esportes, Família e Bem Estar Social, Governo e Comunicação.
Participarão do evento os grupos da 3ª idade Alegria de Viver, Amigos para Sempre, Aparecida Galvão, Caminhando com Jesus, Idade Dourada, Irmãos Solidários, Viver a Independência, Nova Vida Raio de Sol, Vivencia, Vivendo e Aprendendo, Viver a Esperança, Reviver, Caminhando com Jesus- Cras do Jardim Oliveira Camargo, Cras do Parque Corolla, Cras do Jardim Brasil e Cras do São Conrado.
Telenovelas Brasileiras.
Em dezembro de 1951, pouco mais de um ano depois da televisão ser inaugurada no Brasil, a TV Tupi colocou no ar a primeira novela: Sua Vida me Pertence. Como ainda não existia o vídeo-teipe, tudo era feito ao vivo e exibidos as terças e quintas-feiras. Descobriu-se mais tarde que, para segurar o público, era necessário criar o hábito de mantê-lo diante do aparelho de TV todas as noites, no mesmo horário.
A primeira telenovela diária foi ao ar em 1963: O culpado, uma produção da TV Excelsior.
Não se podia imaginar que também estava sendo lançada a maior produção de arte popular da nossa televisão, além de um grande fenômeno de massa, depois do carnaval e do futebol.
Roque Santeiro, um dos maiores sucessos da dramaturgia nacional, teve nos anos 80 o seu ápice. A novela, que havia sido vetada pela censura do Regime Militar em 1975, retornou em nova produção e cativou o país de ponta a ponta.
A década de 90 foi marcada pela guerra pela audiência, Uma novela produzida pela Manchete conseguiu abalar a hegemonia da Rede Globo: Pantanal, de Benedito Ruy Barbosa, em 1990.
A chegada do novo século mostrou que a telenovela mudou desde o seu surgimento. Mudou na maneira de se fazer, de se produzir. Virou indústria, que forma profissional e que precisa dar lucro.
Programação
O público também poderá conhecer os 21 candidatos ao 19º Concurso de Mister e Miss
Terceira Idade que acontecerá em 29 de outubro, às 19h, no CIAEI.
O grupo de dança “60 Mais” do Funssol representará “O Beijo do Vampiro”, uma telenovela, produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 19 horas, entre 2002/ 2003.
O grupo Raio de Sol fará uma dramatização sobre a “Força do Querer”, uma telenovela produzida e exibida pela rede globo desde 3 de abril de 2017, que traz como ponto forte a força e coragem das pessoas para mudar o rumo de sua vida e encontrar a felicidade.
Os alunos do grupo de Dança Terapia do Professor Victor Tibério do Funssol, apresentará Rei do Gado, telenovela novela brasileira, produzida pela Rede Globo e exibida no horário das 20 horas, entre junho de 1996 e fevereiro de 1997, escrita por Benedito Rui Barbosa. Destacou pela crítica social e sensibilidade ao abordar o movimento dos Sem Terra.
O grupo Vivendo a Independência apresentará uma sátira dos melhores momentos das telenovelas brasileiras, um Vale a Pena Ver de Novo.
Também haverá a apresentação da música “Tocando em Frente”, tema de “Pantanal”, telenovela brasileira produzida pela extinta Rede Manchete e exibida originalmente às 21h30, de 27 de março a 10 de dezembro de 1990.
O grupo Vivencia fará uma dança homenageando a novela “América” escrita por Gloria Perez e exibida no horário das 21h, em 2005 pela Rede Globo. Apresentarão as músicas Meu Ébano e os Amantes. O objetivo é mostrar que não existe idade para se apaixonar, amar e viver esse amor intensamente, mesmo sabendo que a diferença de idade é muito grande.
Os integrantes do Cras do Parque Cúpula farão a encenação de alguns personagens da novela “Paraíso” e apresentação da música “Deus e Eu no Sertão” de Victor e Leo, tema de abertura de “Paraíso” de Benedito Rui Barbosa, que produzida e exibida pela Rede Globo, às 18h, no ano de 2009.
O grupo “Caminhando Com Jesus” Cras do Oliveira Camargo apresentará a novela “Rainha da Sucata”, uma grande produção da Rede Globo que foi a o ar em 1990.
O grupo Irmãos Solidário farão uma dança de “Feijão Maravilha” foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo, no horário das 19 horas, entre 19 de março e 3 de agosto de 1979.
O Cras do Jardim Brasil, apresentará “Top Model”, novela produzida e exibida pela Rede Globo, entre setembro de 1989 e maio de 1990. Integrantes apresentarão a música Rey Judi que fez parte da trilha sonora da novela.
O casal Márcia e Toninho do grupo Alegria de Viver apresentará uma dança com o tema de “Bambolê”, novela produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 18h, transmitida em 1988.
O Cras São Conrado apresentará um dos maiores ícones de músicas de novelas e gravado pelo grupo As Frenéticas e tema de novela Dancing Days.
O grupo Viver a Esperança apresentará um pouti pourri de músicas de Estúpido Cupido, telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 19 horas entre 25 de agosto de 1976 a 28 de fevereiro de 1977.
O grupo Nova Vida apresentará a cena da novela “A arte que imita a vida”. Cenas do cotidiano de uma novela com capítulos de alegria e personagens especiais.
FOTOS: Arquivo- Eliandro Figueiram RIC/PMI –