Esporte

Gabriel Giovannini, de Indaiatuba, quebra jejum e é campeão da Descida das Escadas de Santos

Multicampeão por todas as categorias onde passou, Gabriel Giovannini – atleta de Indaiatuba, se sagrou campeão da Descida das Escadas de Santos na manhã de domingo (4).

Ao Comando Notícia via internet, Gabriel falou sobre a dificuldade da prova. “Consegui fazer uma boa descida muito boa, com tempo suficiente para ser campeão apesar de ter tido um imprevisto”, diz.

Nos próximos meses ele irá aos Estados Unidos para disputar duas provas e no ano que vem deve voltar para defender o título em Santos. “Vamos tentar manter o reinado.”

O Brasil não vencia a prova, uma das principais de downhill urbano na América do Sul, desde o ano de 2009. A competição disputada no Morro do Pacheco teve a participação de 80 atletas de cinco países diferentes além do Brasil: Equador, Chile, Colômbia e Espanha.

Depois das eliminatórias realizadas no sábado, dez atletas foram classificados para as semifinais deste domingo. Gabriel Giovannini mostrou logo pela manhã que iria brigar pelo título. Ele passou com o melhor tempo entre os cinco finalistas e confirmou o favoritismo ao fazer o menor tempo na grande final, mesmo tendo alguns problemas pelo caminho.

O último anfitrião a ganhar a prova tinha sido o Wallace Miranda, em 2009. Desde então, o polonês Filip Polc dominou a competição, ficando com o título em seis ocasiões (2010, 2012, 2013, 2014, 2015 e 2016). O equatoriano Mario Jarrin (em 2011) e o espanhol Javier Raton Guijarro (em 2017) completam a lista.

foto: reprodução/TV Globo