Gaeco e PM cumprem mandados contra facção responsável por comandar tráfico em Monte Mor
A Polícia Militar e o Ministério Público (MP) cumpriram na manhã desta quinta-feira (17), mandados de prisão e de busca e apreensão em operação para desarticular uma organização criminosa. De acordo com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), a facção é responsável por comandar o tráfico de drogas em Monte Mor (SP). Em uma das abordagens na cidade, um suspeito morreu após troca de tiros.
Ainda segundo o MP, os mandados – 16 de busca e apreensão e 15 de prisão temporária – são cumpridos em Monte Mor, Campinas (SP) e Hortolândia (SP). A polícia e o Gaeco não informaram quantas pessoas foram presas. Celulares e armas foram apreendidos pela força-tarefa. O prazo das prisões é de 30 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.
Os presos e o material apreendido serão levados para delegacias de Monte Mor, Hortolândia, Americana (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP). Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara da Comarca de Monte Mor pelos crimes de organização criminosa, tráfico e associação para o tráfico.
Os trabalhos tiveram a participação de promotores de Justiça do Gaeco, 80 policiais do 10º Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (Baep), e da Força Tática, além de apoio do canil da corporação e helicóptero Águia.
A operação recebeu o nome de “Kontakti”, segundo o Ministério Público, em referência ao trabalho desempenhado por parte dos investigados no PCC, facção que também atua dentro e fora dos presídios, que era o de organizar contatos de outros integrantes do grupo.
Com informações de G1 Campinas.
Foto: arquivo/Comando NOtícia.