Indaiatuba teve aumento de 64% no número de “gatos” na energia elétrica na comparação de 2017 com 2018. A CPFL Piratininga, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende 1,7 milhão de clientes em 27 municípios no litoral e interior paulista, intensificou a fiscalização contra fraudes e furtos de energia nas cidades da região de Indaiatuba atendidas pela empresa. Na comparação entre o ano de 2018 e o de 2017, a concessionária registrou um crescimento de 76% no número de irregularidades identificadas, em média de todas as cidades, passando de 1.667 para 2.927 casos.
A cidade de Itu foi a que registrou o maior número de irregularidades identificadas, alcançando a marca de 929 ocorrências, um aumento de 133,4% em relação a 2017. Em segundo lugar ficou Iperó, com 856 casos, seguido por Indaiatuba, com 536 ocorrências de fraudes e furtos.
No ano de 2018, considerando as cidades de Indaiatuba, Boituva, Itu, Iperó, Salto e Porto Feliz, a CPFL Piratininga conseguiu recuperar um volume de 7.025 MWh de energia furtada. Isso seria suficiente para abastecer 3.903 famílias compostas por até quatro pessoas pelo período de um ano, o que equivale ao consumo de uma cidade do porte de Saltinho, no interior de São Paulo.
Intensificação da fiscalização
Nos últimos anos, a CPFL Piratininga tem intensificado a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em todos os municípios atendidos ela distribuidora. Em 2018, a distribuidora realizou 163,832 mil inspeções, aumento 79,7% na comparação com as 91,125 mil inspeções executadas em 2017. Atualmente, a taxa de sucesso é de 21,5%, ou seja, para cada cinco fiscalizações realizadas, as equipes encontram uma fraude. Isso significa que, em 2018, a distribuidora encontrou 35,352 mil casos de fraudes e furtos, recuperando 84.847 MWh de energia (suficiente para abastecer 47,1 mil famílias por um ano, equivalente à cidade de Cubatão).
Esse resultado é fruto da maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo, adotou novas tecnologias e mais inteligência em seus processos de monitoramento e análise. Segundo o Diretor Comercial da CPFL Energia, Roberto Sartori, esses investimentos têm sido um grande aliado na identificação das fraudes e furtos de energia nas redes da distribuidora.
Cidade |
Ano |
Inspeções Realizadas |
Irregularidades |
Energia recuperada (MWh) |
Casas por 1 ano |
Itu |
2018 |
4.090 |
929 |
2.230 |
1.239 |
2017 |
1.651 |
398 |
955 |
531 |
|
Iperó |
2018 |
2.055 |
856 |
2.054 |
1.141 |
2017 |
1.441 |
565 |
1.356 |
753 |
|
Indaiatuba |
2018 |
2.686 |
536 |
1.286 |
715 |
2017 |
2.457 |
314 |
754 |
419 |
|
Salto |
2018 |
1.349 |
397 |
953 |
529 |
2017 |
1.114 |
189 |
454 |
252 |
|
Porto Feliz |
2018 |
503 |
117 |
281 |
156 |
2017 |
456 |
113 |
271 |
151 |
|
Boituva |
2018 |
530 |
92 |
221 |
123 |
2017 |
505 |
88 |
211 |
117 |
|
Total |
2018 |
11.213 |
2.927 |
7.025 |
3.903 |
2017 |
7.624 |
1.667 |
4.001 |
2.223 |
“O trabalho realizado em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais também tem se mostrado fundamental nas operações que visam o combate às fraudes e ligações clandestinas. Todas essas ações possibilitaram que a distribuidora passasse a identificar um número maior de irregularidades em 2018”, afirma o Sartori.
Consumidores da CPFL Piratininga podem contribuir para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site www.cpfl.com.br, pelo e-mail [email protected]ou pelo telefone 0800 774 4286.
Furtar energia é crime
As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, para os fraudadores também são cobrados os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. As distribuidoras do Grupo CPFL Energia, que atuam em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, têm atuado em parceria com o poder público para coibir estas práticas.
Além de crime, as irregularidades contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas chamadas “perdas comerciais”, como são denominados os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico, uma parcela do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e dos custos para identificar e coibir as irregularidades.
Outra consequência negativa dos furtos e fraudes de energia é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.
Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.
Atuação preventiva
O Grupo CPFL Energia desenvolve ativamente uma estratégia de monitoramento e análise do perfil de consumo de seus clientes, de modo a identificar possíveis variações no consumo de energia elétrica que indiquem perdas comerciais.
Desde 2016, esse trabalho foi fortalecido com o projeto da telemedição dos grandes clientes industriais e comerciais do Grupo. Mais 26 mil medidores inteligentes foram instalados nestes consumidores, possibilitando o monitoramento em tempo real do consumo de energia e tornando mais eficaz o processo de identificação de fraudes.
Apesar das ligações irregulares (perdas comerciais) representarem menos de 2% do total da energia distribuída em sua área de concessão, a CPFL Energia trabalha para diminuir ainda mais este índice visando reduzir o encarecimento da conta de luz dos consumidores, manter a qualidade dos serviços prestados pela companhia e garantir, por consequência, a segurança da população.