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“Gatos” aumentam 64% em Indaiatuba, diz CPFL; desvio manteria 715 casas

Indaiatuba teve aumento de 64% no número de “gatos” na energia elétrica na comparação de 2017 com 2018. A CPFL Piratininga, distribuidora do Grupo CPFL Energia que atende 1,7 milhão de clientes em 27 municípios no litoral e interior paulista, intensificou a fiscalização contra fraudes e furtos de energia nas cidades da região de Indaiatuba atendidas pela empresa. Na comparação entre o ano de 2018 e o de 2017, a concessionária registrou um crescimento de 76% no número de irregularidades identificadas, em média de todas as cidades, passando de 1.667 para 2.927 casos.

A cidade de Itu foi a que registrou o maior número de irregularidades identificadas, alcançando a marca de 929 ocorrências, um aumento de 133,4% em relação a 2017. Em segundo lugar ficou Iperó, com 856 casos, seguido por Indaiatuba, com 536 ocorrências de fraudes e furtos.  

No ano de 2018, considerando as cidades de Indaiatuba, Boituva, Itu, Iperó, Salto e Porto Feliz, a CPFL Piratininga conseguiu recuperar um volume de 7.025 MWh de energia furtada. Isso seria suficiente para abastecer 3.903 famílias compostas por até quatro pessoas pelo período de um ano, o que equivale ao consumo de uma cidade do porte de Saltinho, no interior de São Paulo.

Intensificação da fiscalização

Nos últimos anos, a CPFL Piratininga tem intensificado a fiscalização contra fraudes e furtos de energia em todos os municípios atendidos ela distribuidora. Em 2018, a distribuidora realizou 163,832 mil inspeções, aumento 79,7% na comparação com as 91,125 mil inspeções executadas em 2017. Atualmente, a taxa de sucesso é de 21,5%, ou seja, para cada cinco fiscalizações realizadas, as equipes encontram uma fraude. Isso significa que, em 2018, a distribuidora encontrou 35,352 mil casos de fraudes e furtos, recuperando 84.847 MWh de energia (suficiente para abastecer 47,1 mil famílias por um ano, equivalente à cidade de Cubatão).

Esse resultado é fruto da maior assertividade do trabalho desenvolvido pela Diretoria Comercial do Grupo, adotou novas tecnologias e mais inteligência em seus processos de monitoramento e análise. Segundo o Diretor Comercial da CPFL Energia, Roberto Sartori, esses investimentos têm sido um grande aliado na identificação das fraudes e furtos de energia nas redes da distribuidora.

Cidade

Ano

Inspeções Realizadas

Irregularidades

Energia recuperada (MWh)

Casas por 1 ano

Itu

2018

4.090

929

2.230

1.239

2017

1.651

398

955

531

Iperó

2018

2.055

856

2.054

1.141

2017

1.441

565

1.356

753

Indaiatuba

2018

2.686

536

1.286

715

2017

2.457

314

754

419

Salto

2018

1.349

397

953

529

2017

1.114

189

454

252

Porto Feliz

2018

503

117

281

156

2017

456

113

271

151

Boituva

2018

530

92

221

123

2017

505

88

211

117

Total

2018

11.213

2.927

7.025

3.903

2017

7.624

1.667

4.001

2.223

“O trabalho realizado em conjunto com os órgãos públicos e autoridades policiais também tem se mostrado fundamental nas operações que visam o combate às fraudes e ligações clandestinas. Todas essas ações possibilitaram que a distribuidora passasse a identificar um número maior de irregularidades em 2018”, afirma o Sartori. 

Consumidores da CPFL Piratininga podem contribuir para o combate às fraudes e furtos por meio dos canais de denúncia disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo CPFL Energia, pelo site www.cpfl.com.br, pelo e-mail [email protected]ou pelo telefone 0800 774 4286.

Furtar energia é crime

As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, para os fraudadores também são cobrados os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. As distribuidoras do Grupo CPFL Energia, que atuam em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, têm atuado em parceria com o poder público para coibir estas práticas.

Além de crime, as irregularidades contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) reconhece nas chamadas “perdas comerciais”, como são denominados os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico, uma parcela do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e dos custos para identificar e coibir as irregularidades.

Outra consequência negativa dos furtos e fraudes de energia é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.

Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.

Atuação preventiva

O Grupo CPFL Energia desenvolve ativamente uma estratégia de monitoramento e análise do perfil de consumo de seus clientes, de modo a identificar possíveis variações no consumo de energia elétrica que indiquem perdas comerciais.

Desde 2016, esse trabalho foi fortalecido com o projeto da telemedição dos grandes clientes industriais e comerciais do Grupo. Mais 26 mil medidores inteligentes foram instalados nestes consumidores, possibilitando o monitoramento em tempo real do consumo de energia e tornando mais eficaz o processo de identificação de fraudes.

Apesar das ligações irregulares (perdas comerciais) representarem menos de 2% do total da energia distribuída em sua área de concessão, a CPFL Energia trabalha para diminuir ainda mais este índice visando reduzir o encarecimento da conta de luz dos consumidores, manter a qualidade dos serviços prestados pela companhia e garantir, por consequência, a segurança da população.