HUGO ANTONELI JUNIOR
INDAIATUBA – Seria possível abastecer quase 800 residências por um ano com a energia recuperada pela Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL) na cidade. Dados levantados pela concessionária à pedido do Comando Notícia mostram que as inspeções subiram 44% de 2016 para 2017 e que as irregularidades encontradas aumentaram 32% no mesmo período.
Foram mais de 4,5 mil inspeções em dois anos. Em 2016, foram 1849 e no ano passado, 2673. Ao todo, foram encontradas 587 irregularidades, sendo 334 no ano passado e 253 em 2016. Nestes períodos, a CPFL conseguiu recuperar um volume de 1,409 mil MWh de energia furtada, número que seria suficiente para abastecer 783 residências familiares compostas por até quatro pessoas pelo período de um ano. A recuperação de energia cresceu 15% de um ano para outro, passando de 607 para 802.
Segundo o diretor Comercial da CPFL, Roberto Sartori, o aumento da inteligência no monitoramento tem sido um grande aliado na identificação das fraudes e furtos de energia nas redes da distribuidora. “As inspeções aumentaram significativamente, possibilitando a identificação de um maior número de irregularidades. A integração com os órgãos públicos e autoridades policiais tem sido fundamental nessas operações que visam o combate às ligações clandestinas”, afirma.
CIDADE/ANO | INSPEÇÕES | IRREGS | MWH | CASAS POR 1 ANO |
INDAIATUBA | 4.522 | 587 | 1.409 | 783 |
2016 | 1.849 | 253 | 607 | 337 |
2017 | 2.673 | 334 | 802 |
445 |
Furtos e fraudes são considerados crime
As fraudes e furtos de energia são crimes previstos no Código Penal, e a pena pode variar de um a quatro anos de detenção. Além disso, para os fraudadores também são cobrados os valores retroativos referentes ao período em que ocorreu o roubo, acrescidos de multa. As distribuidoras do Grupo CPFL, que atuam em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Paraná, têm atuado em parceria com o poder público para coibir estas práticas.
Além de crime, as irregularidades contribuem para tornar a conta de luz mais cara para todos os consumidores. Isso ocorre porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconhece nas chamadas “perdas comerciais”, como são denominados os furtos e as fraudes no jargão do setor elétrico, uma parcela do prejuízo da distribuidora com o valor da energia furtada e dos custos para identificar e coibir as irregularidades.
Outra consequência negativa dos furtos e fraudes de energia é a piora na qualidade do serviço prestado, prejudicando todos os consumidores. As ligações clandestinas sobrecarregam as redes elétricas, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções no fornecimento de energia. A regularização destes clientes traz cidadania para essa parcela da população e beneficia todos os consumidores com um serviço de melhor qualidade.
Consumidores que adotam esta prática, popularmente conhecida como “gato”, também estão colocando em risco as suas vidas e da população. Pessoas não habilitadas que tentam manipular o medidor de energia ou realizar ligação direta na rede elétrica correm o risco de choque e acidentes graves, que podem ser fatais.
A fraude e furto de energia também tem um impacto social significativo, uma vez que não há arrecadação de impostos sobre a parcela de energia furtada. Isso diminui a disponibilidade de recursos do poder público para investimentos em saúde, segurança e educação.
Atuação preventiva
O Grupo CPFL desenvolve ativamente uma estratégia de monitoramento e análise do perfil de consumo de seus clientes, de modo a identificar possíveis variações no consumo de energia elétrica que indiquem perdas comerciais. Desde 2016, esse trabalho foi fortalecido com o projeto da telemedição dos grandes clientes industriais e comerciais do Grupo. Mais 26 mil medidores inteligentes foram instalados nestes consumidores, possibilitando o monitoramento em tempo do consumo de energia e tornando mais eficaz o processo de identificação de fraudes.
Apesar das ligações irregulares (perdas comerciais) representarem menos de 2% no total de perdas de energia de suas distribuidoras, a CPFL Energia trabalha para diminuir ainda mais este índice visando reduzir o encarecimento da conta de luz dos consumidores, manter a qualidade dos serviços prestados pela companhia e garantir, por consequência, a segurança da população.
fotos: Hugo Antoneli Junior/Comando Notícia