Geração de empregos e contribuições na economia: cooperativas de crédito ganham força em 2022

Na contramão dos bancos tradicionais, cooperativismo de crédito é promessa este ano, devendo abrir mais de mil novas agências de assistência em todo país.
É fato que a crise causada pela pandemia do Covid-19 prejudicou muitas empresas, mas, o que pouca gente sabe é que os bancos também foram afetados durante esse período, fechando postos de trabalho, perdendo clientes e sendo passados para trás por elas: as cooperativas de crédito.
Aliás, as cooperativas são promessas para 2022, destacando-se como alternativa para que, ao invés de clientes, as pessoas tornem-se associadas. É o caso da Cocre, cooperativa de crédito do sistema Sicoob.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), as cooperativas devem abrir, em 2022, cerca de 1,3 mil agências de assistência em todo o país, até o final do ano. Com isso, essa modalidade de serviço financeiro deve se consolidar como a maior rede de atendimento do Sistema Financeiro Nacional.
Esse cenário ocorre justamente quando os grandes bancos tradicionais começam a perder força no mercado, motivados, sobretudo, pela crise do Covid-19, mas principalmente, pelos benefícios que deixam a desejar se comparados às cooperativas.
Geração de emprego
Segundo levantamento do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), entre março de 2020 e fevereiro de 2021, os bancos fecharam mais de 13 mil postos de trabalho. O saldo da geração de emprego foi positivo apenas em janeiro, fevereiro, março e maio de 2020, sendo o restante, negativo.
Ou seja, com o declínio dessas instituições os empregos também são prejudicados dentro dessas empresas. O contrário acontece com as cooperativas, que no mesmo período gerou mais de 3 mil novos postos de trabalho. A tendência para esse ano, é aumentar não apenas as vagas de emprego, mas também os cooperados e a popularidade dessa modalidade.
“O modelo de cooperativismo de crédito existe há mais de 100 anos no Brasil, mas as pessoas nunca deram tanta importância, preferindo bancos tradicionais que sempre tiveram papel de destaque em nosso país, porém esse cenário está mudando. Com a busca dos consumidores por meios mais baratos e vantajosos, a cooperativa entra em cena”, diz Nivaldo José Camillo de Oliveira, diretor executivo da Cocre.
Apesar disso, o cenário é positivo e a história começa a mudar de rumo. “Vejo com muito otimismo o ano de 2022 e a crescente aderência às cooperativas de crédito, afinal, esse modelo de negócio só traz benefícios aos cooperados. Com os anos, o cooperativismo de crédito foi se consolidando e formando raízes sólidas na credibilidade, trazendo mais segurança aos que desejam se associar”, completa Nivaldo.
Expectativas e otimismo
Se os postos de trabalho aumentaram em 2021 e o modelo ganha cada vez mais forças, não é diferente com os associados. Em 2021 a Cocre contou com mais de 2.500 novos cooperados que, acreditando no propósito do cooperativismo, resolveram começar a fazer parte dessa revolução no mercado financeiro.
“Cooperativismo de crédito não é só um modelo de instituição financeira, mas sim, uma filosofia de vida que tem muito propósito. O próprio nome já indica uma ‘cooperação’ entre as pessoas, ou seja, o objetivo central está em promover justiça financeira entre todos, proporcionando um crescimento econômico, tanto para os cooperados, quanto para toda a sociedade”, diz Evandro Piedade do Amaral, presidente da Cocre.
Com projetos sociais, canal aberto com os associados e o olhar para o futuro do digital, a Cocre é uma das cooperativas dentro de todo esse sistema que só cresce. “Nós somos uma instituição cooperativa que acredita nas pessoas, mas é importante reforçar que, além dos nossos valores institucionais, também carregamos os valores do cooperativismo como um todo. Esse modelo deve ser disseminado cada vez mais, e com certeza as projeções de 2022 vão trazer mais pessoas para perto das instituições”, completa Evandro.
Sobre a Cocre
A Cocre é uma cooperativa de crédito do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil – Sicoob, com mais de 50 anos de história. Além do agronegócio, a instituição oferece soluções financeiras para os setores de comércio, serviços e indústria, além de pessoas físicas, disponibilizando aos cooperados todos os serviços e produtos do sistema bancário nacional e com a fiscalização do Banco Central.
Está presente em 16 municípios, atendendo cerca de 50 cidades do entorno de Piracicaba, Araras, Charqueada, Chavantes, Cosmópolis, Iracemápolis, Laranjal Paulista, Rio Claro, Rio das Pedras, Saltinho, Santa Bárbara d’Oeste, São Pedro, Sumaré, Serra Negra, Mogi Mirim e Pirassununga), com 20 agências no total, além do Espaço de Negócios e a Unidade Administrativa, que ficam em Piracicaba.
Mais informações no site www.cocre.com.br