Os crimes virtuais vem crescendo assustadoramente. A criminalidade na era da internet e aplicativos te furta ou te golpeia sem mover nada mais do que os dedos (e os neurônios). O Comando Notícia recebeu nesta semana dois relatos de pessoas que moram em Indaiatuba (SP) e que foram vítimas de um golpe parecido no aplicativo WhatsApp.
No primeiro caso um comerciante teve o WhatsApp bloqueado. Ele conseguiu desbloquear e fez o registro do caso na delegacia para a investigação da Polícia Civil. Enquanto os bandidos estavam com o aplicativo dele, podem ter tentado praticar golpes.
O outro caso também foi esta semana. Um rapaz anunciou um produto em um site de vendas e em seguida recebeu uma ligação no celular pedindo um código para “ativar o anúncio”. Ele passou o código e imediatamento também pegaram o WhatsApp dele. Enviaram mensagens dele para diversos contatos que ele tinha com ameaças e pedindo foto do cartão de crédito, por exemplo.
As vítimas ainda contaram para o Comando Notícia que fizeram o registro na delegacia. Na quinta (25) o app foi recuperado, mas as conversas foram apagadas, grupos como da escola Joaquim Pedroso, e alguns contatos bloqueados. A família está com medo pois não sabe para quê o número foi usado enquanto estava em poder dos bandidos.
As quadrilhas de crimes digitais estão cada vez mais inovadoras e a dica sempre é usar apenas sites confiáveis, jamais passar senhas ou códigos por telefone, assim como não clicar em sites, links ou em downloads que não sejam de fontes seguras. Os golpistas estão a um clique de distância e todo cuidado é pouco.
A Polícia Civil investiga os casos, mas até o momento não há identificação dos acusados.
foto: arquivo