Polícia

Governo homenageia três policiais militares da região de Campinas

Foram homenageados na quarta-feira (13) três policiais militares da região de Campinas com o certificado “Policial Nota 10”. Além deles, outros policiais civis, militares e técnico-científicos foram agraciados por atuações de relevância em outras regiões paulistas. Em sua décima edição, a iniciativa, criada pela Secretaria da Segurança Pública, tem como objetivo reconhecer e estimular o bom trabalho policial em todo o Estado de São Paulo. 

O sargento Edson Francisco Crispim e os cabos Orlei Rodrigues Ceseti Junior e Edson de Souza Lima, integrantes do 1° Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), receberam a homenagem pela atuação durante o atendimento à ocorrência de roubo a uma empresa de valores, ocorrida no interior do Aeroporto Internacional de Viracopos, no dia 17 de outubro.

Na ocasião, a equipe se deparou com 12 criminosos que haviam realizado o assalto e faziam um sargento refém. “Fomos informados via Copom que eles estariam em um caminhão de lixo. Em patrulhamento em busca pelos suspeitos, os encontramos e fomos recebidos a tiros”, relembrou o cabo Lima.

Segundo o PM, os homens estavam fortemente armados e, além do caminhão, estavam com duas viaturas da Guarda Civil Municipal e um Prisma, que haviam sido roubados. No momento do confronto, uma outra viatura da PM passou pelo local e um major foi atingido na perna por disparos realizados pela quadrilha. “Nesse momento, o tiroteio ficou mais intenso. Nossa preocupação era também proteger os policiais, principalmente o baleado”, contou o cabo.

Em seguida, os criminosos fugiram nos três carros subtraídos, deixando para trás o caminhão onde estava o refém, os dois malotes de dinheiro roubados e parte do armamento usado.  “Fizemos contato com o sargento para saber se ele estava bem e também corremos para socorrer o major atingido. Usamos o protocolo de socorro para ajudá-lo o mais rápido possível”, destacou Lima.

O cabo explicou que foi a primeira vez que atendeu uma ocorrência deste nível, mas que ele e sua equipe, assim como todos os policiais que integram os Baeps, são preparados para isso. “O treinamento é importante e sem ele ou você morre, ou é rendido ou fica ferido”, disse. “É preciso um treinamento específico e intensivo, assim como temos no Baep”, completou.

Em 14 anos de PM, esta é a primeira vez que Lima recebe uma homenagem a nível Estado. “A gente fica muito feliz. Não procuramos sair às ruas em busca de reconhecimento, mas sim para proteger vidas, igual ocorreu em Viracopos. Me sinto privilegiado por receber o certificado”, ressaltou o cabo.

foto: Governo do Estado de São Paulo