PiracicabaPolícia

Grupo armado usa explosivos e dispara por 20 minutos em roubo a banco

do G1 Campinas

Um grupo de ao menos sete homens armados invadiu na madrugada desta quinta-feira (10) a agência da Caixa Econômica Federal do Centro de Piracicaba, explodiu caixas eletrônicos e fugiu com dinheiro e joias. A quadrilha cercou a praça José Bonifácio e disparou por cerca de 20 minutos para impedir a ação de policiais militares ou guardas civis. Um suspeito foi preso e outros dois são ouvidos na Polícia Federal (PF).

Um buraco foi aberto na parede da agência, por onde os criminosos entraram. Dois seguranças que estavam dentro do Poupatempo, que fica na mesma praça, tiveram que se abrigar para evitar que fossem atingidos pelos disparos.

A ação dos criminosos foi por volta das 3h20 e os ladrões também tiveram acesso aos cofres onde ficam os objetos de penhor. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), um suspeito que fugia do local do crime caiu com o carro que dirigia, uma Hilux, no Rio Piracicamirim, e foi preso em seguida. Ferido, ele chegou a ir para a conveniência de um posto de combustíveis que fica nas proximidades do manancial.

A PM prendeu o suspeito e ele foi levado para o Hospital da Unimed, em Piracicaba. Segundo a assessoria de imprensa da unidade médica, o estado de saúde é estável e não há previsão de alta. O carro foi apreendido e levado para a sede da Polícia Federal (PF) em Piracicaba.

Vídeos registrados por moradores mostram que um carro preto dos criminosos entra na agência e, em seguida, há diversos disparos. Um veículo escuro para no meio da rua e a quadrilha atira diversas vezes. Até postes de iluminação foram atingidos. Munições deflagradas de fuzis, pistolas e revólveres ficaram pelo chão da agência, da rua e da praça. O bando também deixou ferramentas para trás.

Após o roubo, os criminosos jogaram miguelitos, que são pregos utilizados para furar pneus de carros, pelas ruas. Uma viatura da Guarda Civil Municipal (GCM) foi danificada. Dois guardas que estavam na guarita da praça se esconderam e acionaram reforço. Nenhum agente ficou ferido.

fotos: EPTV