Na tarde do último domingo (18) seis pessoas foram detidas enquanto tentavam resgatar um balão de 15 metros em uma propriedade particular no Sítio Rosário em Elias Fausto (SP).
Em uma ação conjunta, entre as Guardas Civis de Elias Fausto e Monte Mor foi possível deter seis pessoas envolvidos na prática criminosa de soltar balões em uma propriedade particular. Tudo começou, quando a equipe da GCM, composta pelos agentes Sobral, Israel e Moura, foi acionada após receber informações sobre a queda de um balão em uma área rural.
Ao chegar ao local, os agentes se depararam com vários suspeitos tentando resgatar um balão de aproximadamente 15 metros. Ao perceberem a presença da polícia, alguns dos envolvidos tentaram fugir, mas seis foram imediatamente detidos.
Durante a abordagem, os agentes apreenderam diversos materiais utilizados na confecção dos balões, como alicates, binóculos e linhas, confirmando a prática ilegal.
A perícia técnica constatou que o balão poderia ter causado um incêndio na propriedade, aumentando a gravidade do ocorrido.
Tudo e todos foram encaminhados à Delegacia de Polícia de Capivari, onde foi registrado um boletim de ocorrência.
Eles foram indiciados por crime ambiental, conforme o artigo 42 da Lei 9605/98, que proíbe a fabricação, venda, transporte e soltura de balões que possam causar incêndios.
Com informações: GCM de Elias Fausto