Sem categoria

Grupo UniEduK oferece projeto gratuito para quem busca emagrecer e fazer cirurgia bariátrica

Com cerca de 6 mil pessoas atendidas, 100% Saúde já ajudou a eliminar 12t de peso corporal; ação ocorre no campus da UniMAX, em Indaiatuba/SP

“Quero fazer cirurgia bariátrica para mudar de vida, porque ninguém me dá oportunidade de trabalho por causa do meu tamanho. O meu peso me atrapalha muito”. O relato é do auxiliar de serviços, Gilmar Aparecido de Oliveira Junior, de 27 anos, que atualmente pesa 220 quilos, mas que no ano passado chegou a 282 kg.

Desde março deste ano, ele passou a fazer parte de um grupo de 130 pessoas que participam do Projeto “100% Saúde”, desenvolvido pelo Grupo UniEduK e que oferece, gratuitamente no campus do Centro Universitário Max Planck (UniMAX), em Indaiatuba/SP, atendimento multidisciplinar para quem busca perder peso e ser encaminhado para fazer cirurgia bariátrica.             

Iniciado em 2015, o projeto já atendeu cerca de 6 mil pessoas e ajudou a eliminar 12 toneladas de peso corporal. “A ideia é conscientizar as pessoas a eliminarem o sobrepeso por meio de uma vida saudável, com exercícios físicos e alimentação adequada, evitando assim o desenvolvido de doenças causadas pela obesidade”, salienta o coordenador do projeto, Ítalo Gomide Alves, que fez cirurgia bariátrica em 2009 após pesar 140kg, eliminando um total de 50kg.

Para participar do 100% Saúde, basta comparecer aos encontros que ocorrem toda quarta-feira, a partir das 18h, na UniMAX. No primeiro dia, devem levar documentos pessoais como CPF, RG, Cartão SUS e comprovante de vacinação contra a Covid-19. Nos encontros, os participantes passam por uma triagem com alunos do curso de Enfermagem, que realizam pesagem, aferição de pressão arterial e medidas antropométricas.

Posteriormente, no auditório do centro universitário, eles assistem palestras sobre saúde e bem-estar. É quando também recebem orientações e podem tirar suas dúvidas. Os conteúdos são ministrados por profissionais do Grupo de Estudos Sobre Tratamentos da Obesidade (Gesto), que é composto por um médico gastrocirurgião, uma psicóloga e uma nutricionista. Outros profissionais também são convidados a palestrarem.

Por conta da pandemia, os encontros estavam suspensos, mas foram retomados em março deste ano. Desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, atualmente está com inscrições abertas.

Semanalmente, os assistidos pelo projeto recebem via Telegram as “Pílulas Motivacionais”, que são vídeos cursos com dicas e orientações, gravadas por alunos e professores dos cursos de Medicina, Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Educação Física e Gastronomia.   

 

Reeducação alimentar e bariátrica

No 100% Saúde, o paciente pode optar por entrar numa reeducação alimentar e seguir perdendo peso sem a cirurgia; ou, caso consiga emagrecer 10% do peso que chegou ao projeto, ser encaminhado para bariátrica.

“Tem gente que vem com objetivo de fazer a redução, mas no meio do caminho desiste porque perdeu peso e vai continuar somente com a reeducação. E há quem veio para fazer a reeducação, mas optou pela cirurgia”, salienta Ítalo. “Ao ser encaminhado para a bariátrica, em Campinas, todo o desempenho do paciente será reavaliado pela equipe médica do conceituado gastrocirurgiao Elinton Adami Chaim. Ele terá que cumprir outra série de exigências, como perder mais peso e participar de novos encontros. Esse processo, até a realização da cirurgia, pode levar de um a três meses de espera.”

Atualmente, o 100% Saúde já encaminhou para a bariátrica 35 pacientes. Mesmo após os procedimentos, muitos ainda frequentam o projeto. A próxima contemplada com a redução de estômago pode ser a auxiliar de serviços gerais Célia Aparecida Lopes de Oliveira, de 56 anos, que está no projeto desde o seu início.  

Com 143kg, 37kg a menos do que quando entrou no 100% Saúde, essa poderá ser a segunda vez que ela é chamada para cirurgia bariátrica. “Na primeira oportunidade, acabei não fazendo por causa de 200 gramas”, lembra. “Mas, agora é diferente e estou confiante. Antes eu não conseguia nem andar, já hoje faço atividade física todos os dias. Para dormir era um sofrimento, não conseguia respirar e tinha que utilizar até sete travesseiros. Hoje não necessito de nada disso e ainda durmo muito bem!”, conta.  

A ansiedade de realizar a cirurgia também se estende a Gilmar. “Parece sonho de criança, mas o que mais quero depois fizer a cirurgia é comprar a tão sonhada jaqueta de couro. Poder usar uma roupa normal e não precisar mandar fazer”, diz.

 

Serviço

Projeto 100% Saúde – UniMAX
Quando:
toda quarta-feira, a partir das 18h
Onde: Anfiteatro da UniMAX – Portaria 3 – Rua Eurico Primo Venturine, 379, Jardim Pedroso, Indaiatuba/SP
Quem pode participar: portadores de sobrepeso e obesidade mórbida, que buscam reeducação alimentar, perda de peso ou cirurgia bariátrica.

 A ação é gratuita à população

 

 

 

 

 

Crédito das fotos: Eliandro Figueira