CidadesIndaiatuba

Guarda Civil de Indaiatuba comemora 39 anos, e o inspetor chefe, Zombine, conta sua trajetória dentro da instituição

Criada pela lei municipal 1.999 de 31 de outubro de 1983, a Corporação da Guarda Civil de Indaiatuba (GCI) chega aos 39 anos com uma nova forma de atuação, um jeito profissional de se relacionar com a população, tornando-se uma instituição modelo para a região  e outras cidades no Estado de São Paulo e no país.

Desde a sua fundação, a corporação tem se destacado em suas principais atividades; o combate a criminalidade, além de ter homens e mulheres com a missão de cumprir a lei, e proteger o cidadão indaiatubano. 

Em comemoração a essa instituição fundamental para o município, o Comando Notícia conversou com o já aposentado, mas que foi inspetor chefe da GCI, Zombine; um dos guardas mais antigos da corporação.

1 – Comando  Notícia (CN): Por que ser guarda civil?

Zombine: Era uma profissão que eu queria seguir desde a minha adolescência.

 

2 – CN: O que você considera mais importante nessa profissão?

Zombine: A honestidade e o comprometimento.

 

3 – CN: Há quantos anos o senhor é guarda, e qual o momento mais importante – emocionalmente – da sua carreira ?

Zombine: 34 anos e 9 meses. Durante todos esses anos tive vários momentos importantes, inclusive chegar ao cargo de diretor da Guarda Civil. E emocionalmente, foi ter minha família sempre comigo,  fazer vários amigos na instituição, inclusive em Guardas de outras cidades. 

 

4 – CN: Como foi para o senhor salvar aquela vida num tiroteio em 2000?

Zombine: Para mim foi gratificante e o sentimento de dever cumprido, claro, com apoio de vários profissionais da área da segurança.

 

5 – CN: O que o senhor vê como desvantagem na profissão?

Zombine: As desvantagens são: no combate ao crime, vários fatores da legislação pertinentes (poder de fogo dos contraventores), e a apreensão da família em relação ao trabalho; esses são os fatores predominantes (sair para o trabalho e ter a certeza de poder retornar para casa em segurança).

 

6 – CN: O que o senhor diria que é fundamental para ser um bom guarda civil?

Zombine: Para mim, você tem que gostar do que faz, em primeiro lugar. Ser um profissional honesto e comprometido, e não só fazer um juramento para ingressar na profissão. É preciso  defender a profissão com o sacrifício da própria vida.

 

CN: A que atribui o sucesso da Guarda Municipal de Indaiatuba? 

Zombine: A Guarda Civil de Indaiatuba passou por altos e baixos no início, mas hoje vejo que a população acredita na instituição e isso é primordial. Também atribuo aos gestores do município, que fizeram melhorias em todos os aspectos, como profissionais e operacionais.

Veja abaixo algumas ocorrências de destaque que o Inspetor Chefe Zombine participou durante a  sua carreira.

Foto tirada em Maio de 1988 antiga base na época Guarda Municipal 

Foto tirada em Maio de 1988 antiga base na época Guarda Municipal 

GM troca tiros com quadrilha em maio de 2006

 

Fotos: Sueli Teixeira  / arquivo Comando Notícia.