campinasCidades

Guarda de Campinas recebe 40 chamadas/dia por comércios descumprindo ordem de fechamento

com informações do G1 Campinas

Apesar das medidas restritivas e de isolamento social em vigor desde o fim de março para conter o avanço do coronavírus, comércios não essenciais de Campinas (SP) seguem funcionando em algumas regiões da cidade. Uma amostra de que isso ocorre com frequência é o número de denúncias que a Guarda Municipal contabiliza. Até o dia 8 de abril, foram 849 chamados de irregularidades, uma média de 40 por dia.

Na quarta-feira (8), durante coletiva em que confirmou que a cidade seguiria o prazo de quarentena do estado, mantendo o isolamento até o dia 22 de abril, o prefeito Jonas Donizette disse que autorizou a aplicação de multa de até R$ 3,6 mil aos comerciantes que desobedecerem o decreto.

Secretário de Segurança Pública de Campinas, Luiz Augusto Baggio destaca que a ação da Guarda Municipal tem sido orientar os comerciantes, mas que a aplicação da multa e até a interdição não estão descartadas se não houver colaboração.

“O isolamento tem que ser absolutamente necessário. Evitar que as pessoas se aproximem. É isso que a gente tem feito. Eventualmente, quando o sujeito não consegue entender isso e ser conscientizado, aí sim nós temos a possibilidade de interdição até do estabelecimento, e eventualmente multa”, completa.

foto: divulgação