O Coade (Centro de Operações, Atendimento e Despacho) da Guarda Civil de Indaiatuba (SP) recebeu mais de 90 mil ligações entre janeiro e novembro deste ano. Para o número 153 foram 271 ligações por dia e 11 por minuto, em média. O balanço foi divulgado este mês pela Prefeitura.
A corporação contabilizou os números de ocorrências e 303 pessoas foram presas em flagrante; 12 menores de 18 anos apreendidos em flagrante; 47 procurados foram capturados; 6 armas apreendidas; 86 veículos foram recuperados; 86 flagrantes de pessoas com drogas, sendo que 72 foram presas; 69 menores encaminhados à delegacia com droga e 9 menores foram apreendidos.
A Guarda Civil de Indaiatuba conta com 301 guardas e grupos especiais como Romi (Ronda Ostensiva com Motocicletas de Indaiatuba), GAM (Grupo Ambiental) e GAP (Grupo de Ações de Policiamento Especial) A Corporação possui 56 viaturas, sendo 31 carros e 25 motos.
O COI, o Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil é responsável pelo monitoramento urbano e veicular da cidade. Hoje Indaiatuba conta com 292 câmeras monitoradas pelo COI, além de 950 câmeras do projeto câmera cidadã e doze câmeras policias utilizadas, em fase de teste, pelos Guardas Civis.
Em 2019 foram instaladas oito câmeras de monitoramento urbano no Campo Bonito, duas no Jardim Caros Aldrovandi, uma no Parque Corolla, uma no Parque da Criança, uma na Praça Bonachella, quatro na avenida Visconde de Indaiatuba, uma na avenida Presidente Vargas e duas na avenida dos Trabalhadores.
Defesa Civil. A Defesa Civil é acionada por meio do 153 da Guarda Civil e atua diante de situações de desastres naturais. O setor apoia a população em ações emergenciais e para isso conta com apoio de um Plano de Chamada.
Em 2019 foram feitos 73 combates a incêndios, juntamente com o corpo de bombeiros e 32 retiradas de árvores das vias públicas depois das tempestades ou arvores com risco de queda. Também foram feitas capturas e reinserção de 42 animais ao habitat natural e a compra de um soprador, para combate a incêndios e um motosserra.
foto: arquivo/Comando Notícia