Polícia

Guarda realizou 4,8 mil operações até setembro; veja balanço da segurança

INDAIATUBA – A Guarda Civil realizou até setembro 4.892 operações de policiamento específicas, como: policiamento preventivo, ordem de serviço para eventos, blitz entre outros. Foram: 243 pessoas presas em flagrante; 12 menores de 18 anos apreendidos em flagrante; 25.396 gramas de drogas apreendidas ou 13.375 porções; 10 armas apreendidas; 11 pichadores detidos; 70 veículos suspeitos apreendidos e 508 pessoas abordadas em atitudes suspeitas.

Em 2017 foram recuperados 81 veículos que foram furtados. Recolhidos por irregularidades foram 2.964 e apreendidos por som alto 75. A Prefeitura apresentou um balanço da Secretaria de Segurança nesta semana.

Um dos destaques do ano foi a redução dos índices de criminalidade no levantamento emitido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo. De acordo com a estatística, Indaiatuba conquistou de janeiro a setembro a redução de 50% em homicídios; -4,56% em furtos; redução de 26,82% nas ocorrências de roubos e -32,88% em furtos e roubos de veículos. A Taxa por 100 mil Habitantes de Indaiatuba é a segunda menor da RMC (Região Metropolitana de Campinas. Sendo 0,83 para homicídios; 146,91 para furtos; 532,55 para roubos e 62,19 para furto e roubo de veículos.

bike trânsito guarda canil thor3

A Guarda Civil é composta por 266 guardas e 57 viaturas, sendo 36 carros e 21 motos. Há os grupos especiais como Romi (Ronda Ostensiva com Motocicletas de Indaiatuba), GAM (Grupo Ambiental), GAP (Grupo de Apoio Preventivo) e Getran (Grupo Especial de Trânsito).

O Canil – GOC (Grupo de Operações com Cães) da Guarda Civil é composto por seis Guardas Civis e cães: Max (Pastor Belga Malinois), Iron (Pastor Cinza); Thor (Golden Retrivier); Red (Labrador); Luck (Labrador) e Pantera (Labrador). Os Cães são treinados no faro de Drogas e armamentos, proteção e Dogshow e um deles será treinado na busca de pessoas. O Canil realizou 54 apresentações durante o ano.

viaturas polícia guarda

Pela primeira vez na história, a Guarda Civil de Indaiatuba passou a ter uma comandante mulher. A Inspetora Marilsa Aparecida de Souza assumiu o posto em abril. Ela está há 28 anos na Guarda, é formada em Pedagogia e possui duas pós-graduações: Gestão Pública, e Segurança Pública e Comando. Desde 2012 comanda a Divisão de Ensino e Treinamento da Guarda Civil de Indaiatuba.

Em 2017, a Prefeitura expandiu para 12 novos bairros o “Vizinhança Solidária”. O projeto é desenvolvido em parceria da Guarda Civil, Polícia Militar e com o Comseg (Conselho Municipal de Segurança Pública), promovendo a integração dos vizinhos, que formam um vínculo de cooperação e contato direto com as forças policiais. A iniciativa tem apresentado resultados muito positivos com a grande diminuição da criminalidade onde é implantado. Ao total são 28 bairros envolvidos no projeto.

A Prefeitura adquiriu esse ano, com recursos próprios, duas novas viaturas Toyota Hilux SW4 2017 para a Guarda Civil. Elas substituíram veículos antigos e já estão em operação desde março com o GAP (Grupo de Apoio Preventivo). O Ministério da Justiça também fez repasse de verba a Fundo Perdido no valor de R$ 2.805.051,00 para modernização da Guarda Civil. Os recursos serão utilizados para renovar a frota e equipamentos da Guarda Civil. A verba está processo de liberação.

zombine marilza guarda câmara

Monitoramento

O COI (Centro de Operações e Inteligência) possui ferramentas digitais e equipamentos de última geração para monitoramento e fiscalização, como Câmeras Dome, que giram 360 graus e possuem zoom de grande alcance, acompanham situações suspeitas e orientam as ações da GC.

A Prefeitura possui um sistema de monitoramento com 964 câmeras. Sendo 700 câmeras cidadãs (particulares) e 264 públicas (entre móveis e fixas) para o monitoramento urbano e veicular. Elas estão dispostas em 153 pontos diferentes. As câmeras fazem parte do sistema que permite identificar um veículo cadastrado no sistema do COI (Centro de Operações e Inteligência), sendo que ao passar por uma placa com restrição imediatamente haverá um alarme informando os componentes da equipe a ocorrência envolvendo o veículo. O Alarme pode ser disparado para as 19 cidades integrantes da Crim, caso algumas delas tiverem vínculo com a ocorrência envolvendo o veículo monitorado.

foto: arquivo/Comando Notícia