INDAIATUBA – Um homem de 41 anos teve a vida salva por integrantes da Ronda Ostensiva de Motos de Indaiatuba (Romi), da Guarda Civil. De acordo com os guardas Leandro e Breno, eles souberam pela comunicação interna que uma pessoa estava ameaçando pular da passarela que fica na mesma direção da rua 80, no Jardim Morada do Sol, na rodovia Santos Dumont (SP-75), nesta segunda-feira (25).
Os guardas, então, subiram na passarela e começaram a conversar com o homem. “Ele estava em cima da proteção da passarela e nós subimos lá para salvá-lo”, contaram ao Comando Notícia. “Após muita conversa, soubemos que ele estava passando por diversos problemas familiares, de saúde e de desemprego”, prosseguem.
Após conversarem com ele, os guardas conseguiram pegá-lo e fazê-lo descer. Já em terra firme (e segura), ele foi socorrido pelo resgate até a Unidade de Pronto Atendimento (Upa), no Morada do Sol. E, segundo os guardas, está sob os cuidados do Centro de Atenção Psicossocial (Caps).
Setembro amarelo
Setembro é o mês da prevenção ao suicídio. O Setembro Amarelo caminha junto com a campanha Janeiro Branco, que, em um mês em que as pessoas estão mais propensas a renovações, busca vivificar reflexões sobre saúde mental e valorização da vida.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS, em 2014.
Fotos: Comando Uno/Comando Notícia